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Você tem um plano de negócios?

Adoro conversar com pessoas que empreendem, há sempre algo a se aprender. E conversando por aí percebi que é muito comum entre novos e pequenos empreendedores não ter um plano de negócio. Se você não tem nem ideia do que ele seja, não se acanhe. Não há nada de errado nisso. Mas quando descobrir para que ele serve e o quão interessante é o processo de se construir um, vai entender que ele vale a pena.

O plano de negócio é, basicamente, um documento em que você organiza as principais variáveis envolvidas em um empreendimento. Com ele, você é capaz de provar sua viabilidade do ponto de vista da Estratégia, do Mercado, da Operação e da Gestão Financeira.

Entretanto, como eu disse acima, o maior valor do plano é passar pela sua construção, onde fazemos uma reflexão muito interessante e rica sobre a situação atual do nosso negócio, os pontos fortes e os que precisam melhorar, assim como sobre seu futuro.

Durante a elaboração desse plano, inevitavelmente fazemos uma avaliação sobre o cenário de mercado, recursos disponíveis, oportunidades, formas de se monetizar (ganhar dinheiro) a empresa ou produto, quem são nossos parceiros e clientes. Também conseguimos uma maior clareza sobre a viabilidade e lucratividade deste empreendimento. Isso diminui não só os riscos, como também as incertezas.

Outro grande benefício do plano de negócio é a elaboração de um planejamento estruturado, onde podemos organizar as ações que precisam ser realizadas para que o negócio se estruture e possa efetivamente acontecer. Uma a uma, passo a passo, elencamos as atividades que precisam ser desenvolvidas. Afinal, se temos ciência de onde estamos e onde queremos chegar, temos que projetar como chegaremos lá.

O plano de negócios não elimina os riscos, mas definitivamente diminui as incertezas. Mais que isso, ajuda a organizar as ideias, orientar o crescimento da empresa, apoiar a gestão do negócio, facilitar a comunicação entre os sócios e até mesmo captar recursos e parcerias.

Garanto que não é tão complicado quando parecer e recomendo sem pestanejar que, se você ainda não tem um, faça o seu. Passando por ele, você estará melhor preparado para enfrentar o mercado. E, mesmo que ele não garanta o sucesso do seu empreendimento, seguramente representará um passo importante nessa direção.

 

colaboradores-fernanda Fernanda Nascimento.
 - Mãe do Bernardo e do Vicente
 - Mais de 21 anos de experiência em marketing 
 estratégico. 
 - É especialista em marketing digital e branding, 
 com passagem por grandes multinacionais como 
 o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen.
 - Diretora de Desenvolvimento de Negócios 
 da Rede Mulher Empreendedora. 
- sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área 
de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, 
incentiva a inovação para resultados mais rápidos e 
a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas.
www.stratlab.com.br

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