categorias: Vida de Mãe

Tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com a pele do bebê

No post de hoje você encontra todas as respostas sobre como lavar o enxoval para a chegada do bebe e nos seus primeiros anos de vida e os quais os cuidados devemos ter com a pele.

Duvidas reais, por mães reais e esclarecidas pelo Dr. Domingos Mantelli e especialistas da R&D Unilever.

 

  1. CARLA MARCONDES: Olá. Gostaria de saber como podemos preparar as roupas para a chegada do bebê. Como devemos lavá-las e guarda-las? Com quanto tempo antes da chegada do bebê, devemos lavar todo o enxoval?

Dr. Domingos Mantelli – O ideal é lavar todas as roupas que você comprar. Lembrando sempre, é claro, de usar produtos específicos para isso. Recomendamos que seja realizado em torno de 30 a 36 semanas de gestação para, caso ocorra um parto prematuro, tudo já estará em ordem. Guarde sempre em lugares arejados.

R&D Unilever – É fundamental lavar todas as roupas do bebê antes de usá-las, pois sua pele é muito sensível nos primeiros anos de vida. Antes de colocar as roupas na máquina, acomode-as em saquinhos de lavagem, principalmente as luvinhas, meias e sapatinhos, que são peças mais delicadas. Não misture as roupas do bebê com as de outras pessoas e lembre-se de colocar a dosagem de detergente e amaciante de acordo com as recomendações das embalagens dos produtos. Use produtos que foram desenvolvidos especialmente para serem usados nas roupas dos bebês.  As marcas Omo e Comfort, por exemplo, possuem produtos específicos como o detergente Omo Puro Cuidado e o amanciante Comfort Puro Cuidado, que são hipoalergenicos e dermatologicamente testados. Um cuidado em dobro para roupinha do seu bebê.

Escolha o ciclo especial para roupas delicadas. Opte por tecidos de algodão na hora de comprar a roupa do bebê. Além disso, evite centrifugar as mais delicadas, como a lã, pois este processo pode danificá-las. Por fim, seque as roupas ao sol e passe-as com ferro quente do lado avesso, a alta temperatura ajuda a esterilizar as peças.

————————————————————————–

  1. RAQUEL BASTON: Olá! A partir de que idade as roupas da criança podem ser lavadas junto com a dos adultos e qual a melhor forma de lavar roupas de que ficam encardidas, como uniformes?

Dr. Domingos Mantelli – As roupas podem ser lavadas juntas a partir dos 3 anos. As muito encardidas, o ideal é deixar primeiro de molho para tirar a sujeira mais grossa, e depois proceder com a lavagem habitual.

 ————————————————————————–

  1. JULIANA ANNUNCIATTO: Ah mais uma dúvida: preciso lavar a roupa do bebê separada da família até qual idade? Tem que secar do avesso ou não? Tudo deve ser passado?

Dr. Domingos Mantelli – Até 3 anos o ideal é lavar separado. Quanto a secagem não há uma obrigatoriedade em ser do avesso. Quanto a passar, orientamos que faça.

R&D Unilever – É importante separar as roupas dos pequenos até, pelo menos os dois anos de idade. Além desta divisão, nunca se deve lavar as peças íntimas junto com as roupas da família e, principalmente, as das crianças. Sobre o processo de lavagem para as roupas dos bebês, deve-se respeitar as indicações dos rótulos das embalagens e optar por produtos que não agridam a pele – os hipoalérgicos e dermatologicamente testados -, como por exemplo.  Além disso, é importante  escolher o ciclo de lavagem mais apropriado da máquina de lavar. Seguindo estas recomendações, não é necessário lavar as roupas dos bebês do avesso. Após a lavagem, seque as roupas ao sol e passe-as com ferro quente do lado avesso, a alta temperatura ajuda a esterilizar as peças.

————————————————————————–

  1. JULIANA ANNUNCIATTO: Oi, como posso hidratar o rosto do meu bebê de 3 meses e meio? E posso usar protetor solar? E repelente?

Dr. Domingos Mantelli – Hidratação deve ser realizada com hidratantes hipoalergênicos específicos para bebês dessa idade, sempre com a orientação do pediatra. Protetores solares existem alguns específicos para crianças a partir de 3 meses. Já os repelentes, apenas após 6 meses.

————————————————————————–

  1. JULIANA FELICIANI: Olá. Como proteger a pele do bebê do ressecamento agora no inverno?Só hidratante não está resolvendo. Obrigada!

Dr. Domingos Mantelli – Se a hidratação apenas não está resolvendo, orientamos procurar a orientação de um pediatra, pois nesse caso podemos estar diante de algum quadro de dermatite, e isso requer tratamento específico.

————————————————————————–

  1. ADRIANA BAILONE: Gostaria de saber o que fazer durante a infância, para que a criança não desenvolva alergia contra produtos que usamos nas roupas. Eu sou alérgica até hoje e isso me incomoda muito.

Dr. Domingos Mantelli – Ideal é sempre usar produtos hipoalergênicos, específicos para crianças e com a orientação e aval do pediatra.

————————————————————————–

  1. MÔNICA SILVA: Os sachês que muitas de nós colocamos nas gavetas para dar um cheirinho nas roupas é prejudicial? Com qual idade o bebê pode frequentar uma praia e quais os cuidados, além de protetor solar?

Dr. Domingos Mantelli – Se o cheiro não for muito intenso, não há problemas. Quanto à praia, recomendo que o bebê tenha acima de 3 meses, de preferência em início da manhã ou final da tarde para fugir dos picos de sol.

————————————————————————–

  1. LUANA FEDATO: Como a pele do bebê é mais sensível e precisa de proteção, como fazer nos dias de calor pra evitar as brotoejas? É o tecido? Qual o mais adequado?

Dr. Domingos Mantelli – Principalmente usar roupas adequadas, ventiladas e leve.

————————————————————————–

  1. RAQUEL ITMURA: Precisa hidratar a pele do bebê depois do banho? E no inverno, o rosto fica ressecado, até vermelhinho, o que fazer?

Dr. Domingos Mantelli – Não há necessidade de realizar hidratação depois do banho de rotina. Já no inverno, pode ser necessário. Nesse caso, apenas produtos indicados pelo pediatra.

————————————————————————–

  1. KALINE GASPARINE: A partir de qual idade podemos usar qualquer tipo de perfume e creme na pele dos nossos filhos?

Dr. Domingos Mantelli – O uso de qualquer cosmético ou fragrância, deve sempre respeitar as recomendações do fabricante quanto à idade.

————————————————————————–

  1. VANESSA ROMERO: Logo que o bebê nasce a pele fica bem ressecadinha e descascando. Qual a melhor maneira de controlar a hidratação da pele do bebê?

Dr. Domingos Mantelli – Primeiramente o pediatra deverá avaliar o bebê. Evite banhos muito quentes e realize a hidratação com óleos ou creme específicos para recém-nascidos.

————————————————————————–

  1. GABRIELA FEDATO: Alguns bebês recém-nascidos ficam com uma manchinha roxa no bumbum. O que é isso? É normal?

Dr. Domingos Mantelli – Pode ser muitas coisas. Mas, geralmente, são benignas e não trazem maiores problemas. Porém, apenas o pediatra, após avaliação, poderá dar o diagnóstico correto, e as orientações necessárias.

 ————————————————————————–

  1. JOSY SARDINHA: Gostaria de saber como cuidar do couro cabeludo do bebê, tem algum tratamento especial?

Dr. Domingos Mantelli – Existem escovas específicas que ajudam na limpeza do couro cabeludo, eliminando a sua descamação excessiva.

————————————————————————–

  1. JOANA ALVES: Com que frequência devemos hidratar a pele do bebê?

Dr. Domingos Mantelli – Dependendo de cada caso. Via de regra, uma vez ao dia.

————————————————————————–

  1. ANA KIKA LANARIAdorei! Borá lá! O que é melhor, usar sabão de coco em pó ou líquido? 

R&D Unilever – Por ter a pele mais sensível que as dos adultos, os bebês necessitam de cuidados especiais na hora de lavar as roupas. Por isso, o mais importante no momento de escolher os produtos para a lavagem das roupas dos pequenos é verificar se eles são hipoalérgicos e dermatologicamente testados. Isso significa que o produto não causou alergia ou qualquer reação alérgica em contato na pele durante os testes realizados. Para completar a lavagem recomendamos o uso do amaciante Comfort Puro Cuidado que também passou por rigorosos testes.

 ————————————————————————–

  1. GABRIELA CHALEMAté qual idade devemos lavar as roupas com sabão especial?

R&D Unilever – Até os 2 anos de idade, a pele dos pequenos ainda é muito sensível e necessita de atenção especial. Durante este período, é importante escolher produtos que não agridam a pele dos bebês, como os hipoalérgicos, com PH neutro e dermatologicamente testados.

————————————————————————–

  1. FERNANDA BIZÉ melhor lavar as roupas das crianças separadas das dos adultos? Até que idade?

R&D Unilever – É importante separar as roupas dos pequenos até, pelo menos os 2 anos de idade. Além desta divisão, nunca se deve lavar as peças íntimas das demais roupas da família e, principalmente, das crianças. Sobre o processo de lavagem para as roupas dos bebês, deve-se respeitar as indicações dos rótulos das embalagens e optar por produtos que não agridam a pele dos pequenos, como os hipoalérgicos e dermatologicamente testados, como por exemplo o detergente OMO Puro Cuidado e o amaciante OMO Puro Cuidado.  Além disso, é importante seguir o ciclo da máquina de lavar para roupas delicadas. Seguindo estas recomendações, não é necessário lavar as roupas dos bebês do avesso. Após a lavagem, seque as roupas ao sol e passe-as com ferro quente do lado avesso, a alta temperatura ajuda a esterilizar as peças.

————————————————————————–

  1. ANA KIKA LANARI:
    O ideal é fazer alguma migração aos poucos para o esquema de lavagem do resto da família??Sempre fiz direto com 2 anos…Mas me disseram que pode começar aos poucos com algumas peças antes disso…

R&D Unilever – O ideal é a partir dos 3 anos

 

 

Este post conta com o apoio de uma empresa que confiamos

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

2 comentários

  1. Juliana

    Com quanto tempo posso colocar as roupas da minha filha pra lavar na maquina de lavar?…ela tem 4 meses

  2. Thalita Santana

    Adorei as dicas! Todo o cuidado com a pele do bebê deve ser levado em consideração na hora de escolher a roupinha.