categorias: Vida de Mãe

Rotina de limpeza e manutenção da casa

Olá M@es, tudo bem?

Há algum tempo venho reparando que a organização da rotina diária da casa é uma dificuldade da maioria das pessoas, por isso desenvolvi um modelo para ajudar nessa tarefa.

 

formaes

 

Esse roteiro está apresentado de forma resumida, nele abordei os principais ambientes da casa, mas pode ser facilmente adaptado de acordo com as necessidades individuais de cada uma.

Para isso, observe alguns pontos como:

• Tipo / Tamanho da casa (ambientes como brinquedoteca, escritório, churrasqueira, academia, etc, tem uma rotina particular, que pode ser acrescentada ao esquema);
• Moradores (bebês, crianças, adolescentes, idosos, animais de estimação na maioria das vezes demandam cuidados especiais que devem ser incluídos na rotina);
• Funcionários: nível de experiência, conhecimento e comunicação (esses fatores podem limitar o bom desenvolvimento de uma rotina doméstica diária – quanto maior forem os fatores impeditivos, mais detalhada deverá ser a rotina).

Na minha casa, fiz tabelas individuais para cada ambiente, plastifiquei e colei na parte interna dos armários de cada cômodo. Peço sempre às funcionárias que, ao finalizar um trabalho no local, dêem uma olhada para ver se não esqueceram nenhum detalhe importante. Com o tempo, elas acabam “decorando” o esquema, e a casa fica como gostamos, sem a necessidade de ter que falar várias vezes (sabemos como é complicado essa parte do relacionamento com elas, né?). Para minhas clientes, faço a rotina personalizada de acordo com as necessidades específicas do lar.

M@es, espero que gostem, e principalmente que esse roteiro possa melhorar o dia a dia de todas!

Qualquer duvida, estou à disposição! Beijinhos.

formaes Luciana Collin, 35 anos, Personal Organizer,  
 Graduada e Pós Graduada em Fisioterapia,  
 Graduada e Mestre em Moda, Arte e Cultura 
 Mãe do Thiago, 4 anos.                      
 www.organizecomestilo.com