categorias: Vida de Mãe

Quais os motivos do seu bebe acordar durante a noite?

Seu filho não dorme bem??

Claro que se esse for o seu caso é obvio que não é algo que você queira, mas você sabe quais são os prejuízos dessa ausência de horas suficientes de sono para cada idade?

Achamos muito importante oferecer essa informação:

– Falta de atenção

– falta de cognição

– dificuldade de aprendizado

– transtornos do crescimento.

 

Os padrões de sono e de alimentação do bebe não se definem logo após o nascimento. O recém-nascido precisa de 3 a 6 semanas para se adaptar a nova vida. Nos primeiros meses, o bebê pode ter dificuldade em adormecer durante o dia e/ou à noite.

 

Por que eles acordam tantas vezes durante a noite?

Os motivos podem ser:

 

– Dentes:

O rompimento dos dentes é um fator que leva os bebés a despertarem durante a noite. Esta fase começa por volta dos seis meses de idade e pode prolongar-se por muitos meses.

 

– Fome:

Muitos bebes acordam com fome mas logo que são alimentados (amamentação) voltam a dormir.

 

– Falta dos pais:

Muitos bebes tem habito de adormecer no colo dos pais, são embalados, ninados, levados a passear de carro ou levados para cama dos pais. Esses bebes não conseguem aprender a se acalmar e adormecer sozinhos. Portanto quando despertam não conseguem voltar a dormir.

 

– Picos de crescimento:

São determinados marcos no desenvolvimento, que duram alguns dias e podem ser o motivo do despertar do bebe durante a noite. Os picos acontecem por volta dos  7-10 dias de idade, 3 e 6 semanas e 3, 6 e 9 meses de idade.

 

– dor:

Qualquer tipo e mal estar pode fazer com que o bebe acorde, assim como nós. Uma infecção ou uma cólica pode alterar o sono por um período. Portanto é importante sempre investigar as causas.

 

– Super estimulação:

Passar da hora de dormir e muita agitação pode fazer com que seu bebe não consiga descansar e acorde chorando varias vezes durante a noite.

 

– Ansiedade da separação:

Momento em que o bebe percebe que não é um ser único junto com sua mãe. A medida que desenvolvem uma maior independencia eles podem acordar mais vezes.

 

– Chupeta:

Muitos bebes estão acostumados a dormir sugando e acordam se a chupeta cai durante o sono.

A solução nesse caso é ensinar o bebe a recoloca –la, para isso você pode deixar várias espalhadas por perto ou dentro do berço.

 

Atenção!!!

Observe sempre seu bebe.

Se ele continua a despertar é fundamental  a visita ao seu pediatra.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook