categorias: Vida de Mãe

Proteção solar na infância

Oi M@es esse assunto é bem importante!

Foi realizada uma pesquisa pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) com 800 pais e 150 educadores e o resultado é preocupante:

Um terço dos pais acha desnecessário utilizar o filtro solar quando não estão na praia.[dropcap style=’round’]*[/dropcap]

38% dos entrevistados acham que a proteção solar é desnecessária em dias nublados.

O estudo ainda mostrou que mais da metade dos pais (58%) de crianças sabe que a falta de proteção solar na infância aumenta o risco de câncer de pele. Mesmo assim, 11% não passam protetor solar nos filhos – principalmente porque se esquecem (42%), acham o produto caro (32%) ou então não consideram que isso seja importante (15%). Além disso, a maioria dos pais que passam o produto nas crianças não o reaplica quando necessário.

Apesar de 58% dos pais e 57% dos educadores afirmarem que a exposição excessiva ao sol na infância pode levar ao câncer de pele, por exemplo, o comportamento de risco das crianças e adolescentes brasileiros em casa ou na escola revela que teoria e prática não andam juntas quando o assunto é prevenção. Ainda assim, há um número relevante, 23% dos pais e 19% dos educadores, que ignoram também o risco da exposição solar excessiva.

A grande dificuldade está em estabelecer uma rotina de proteção. Embora 89% dos pais afirmem que usam protetor solar em seus filhos; a grande maioria nunca reaplica o produto, o que os deixa vulneráveis a radiação solar da mesma forma. Entre os 11% que declaram nunca usar o protetor solar, 42% alegam que esquecem; 32% não compram por ser muito caro e 15% não consideram o produto importante.

Agora vamos lá : Por quê é importante a proteção solar na infância?

A pele nunca vai esquecer o sol que tomou durante a vida. A ação solar,que acelera o envelhecimento e pode causar câncer, é cumulativa.

O pior tipo de câncer de pele (melanoma) é proveniente da radiação solar recebida na infância, uma queimadura solar com bolhas em uma criança dobra o risco de ela ter melanoma na vida adulta.

Como aplicar o filtro solar?

– O filtro deve ser aplicado 30min antes da exposição solar, reaplicado quando se inicia a exposição e passado novamente a cada duas horas ou quando entrar na água.

–  Quantidade de filtro: palma da mão cheia de um adulto para uma criança , ex. Uma pessoa de 60kg deveria usar 30ml. O ideal é o filtro físico, que é feito à base de zinco e dióxido de titânio (aqueles que ficam brancos).

–  FPS (fator de proteção solar) maior ou igual a 30. Quanto maior o FPS maior tempo de exposição sem queimaduras, Se você não aplica a quantidade certa de filtro 30(por ex.) ele vai funcionar como um FPS menor.

– Até 6 meses de vida evitar exposição solar e o uso de filtro pois a pele do bebê absorve muito o produto e pode causar lesões.

Em relação a vitamina D: 10 a 15min duas vezes por semana já é suficiente para o organismo produzir os níveis adequados da vitamina.

Deve-se evitar exposição ao sol das 10 as 15h (horário de verão das 11 as 16h), aplicar o filtro mesmo em dias nublados e utilizar chapéus,óculos escuros e roupas com proteção U.V.

Espero que tenham gostado!!!

 

dermato-formaes DRA. RENATA MARIA MOINO DINATO 
 Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da USP 
 Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia 
 Mãe da Duda,3a e meio e Fefe 1a e 9m
 www.essere.med.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook