categorias: Vida de Mãe

Porque você não deve ser o melhor amigo do seu filho

Pra começar, porque amigo não estabelece limites, não é mesmo. E ai esta a grande diferença entre assumir o papel de Pai e Mãe e tentar ser melhor amigo do seu filho.

Se você não estabelecer limites, seu filho não aprendera a respeitar regras e toda criança precisa de amor e limites.

Vamos dar algumas dicas para que você não erre tanto nessa difícil missão que é educar.

  • Não faça ameaças, principalmente se sabe que não vai cumprir. Antes de inventar algo absurdo, você precisa ter certeza que vai fazer o que esta dizendo. Quando ameaçamos e não cumprimos deixamos nossos filhos perderem o respeito por nós. Melhor ficar sem sobremesa do que falar que ficará 1 ano sem ver TV por exemplo.
  • Se você educa junto com seu companheiro, deixe claro quais serão as regras entre vocês antes de falar para a criança. Vocês não podem passar informações diferentes. Nunca um dos dois deve descumprir a ordem dada pelo outro, isso confunde e só atrapalha o entendimento dos pequenos.
  • Estabeleça um tempo para a família. Um tempo SÓ para a família, sem interferências de celulares ou televisão. Faça reuniões, conversem, contem o que fizeram na semana, envolva a criança.
  • Não conte mentiras para seus filhos, troque a mentira por uma conversa clara e adequada para a idade. A verdade fala sempre mais alto e se seus filhos notarem suas mentiras, perderão a confiança nas suas palavras.
  • Não tente evitar que seus filhos cometam erros. Claro que proteger é uma das principais funções de ser mãe ou pai, mas errar é um processo fundamental para o aprendizado. Temos que desenvolver neles a capacidade de resistir as frustrações.

Não é fácil, mas não esqueça que cada criança é um ser individual, portanto, aquilo que deu certo com um pode não funcionar com o outro.

Além de assumir o real papel de PAIS perante as crianças temos que observar quais serão suas reações e a partir disso escolher a melhor forma de educa-las.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook