categorias: Vida de Mãe

Os perigos da tatuagem de Henna nas crianças.

M@es hoje vou falar um pouquinho das tatuagens de henna.

A Henna é um corante de cor castanho-avermelhada, extraído da casca e das folhas secas de uma planta (Lawsonia inermis) originária da África e Ìndia, usado como cosmético,

A alergia à hena pura, sem aditivos químicos, é rara. O problema é a adição de substâncias (corantes químicos, sais de chumbo, etc.) que alteram o produto gerando a possibilidade de reações. Um exemplo é o costume de acrescentar uma substância, denominada parafenilenodiamina, para tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhor definição do desenho.

Parafenilenodiamina é um corante autorizado para uso em tintas de cabelo, não podendo ultrapassar 6% do produto.

Reação alérgica pode ocorrer na hora ou dias após aplicação

A dermatite pode aparecer imediatamente ou dias após a aplicação, na área tatuada ou em outras partes do corpo. A pele costuma ficar vermelha, a coceira é intensa e formam-se pequenas bolhas que se rompem ao coçar a área afetada, que às vezes fica seca e escamosa. Algumas reações graves exigem intervenção médicas urgentes.

Risco de sensibilidade permanente à parafenilenodiamina


Outro perigo desse contato inicial à parafenilenodiamina é tornar a pessoa indefinidamente sensível a essa substância, presente, embora em menor quantidade, em produtos como tintas capilares, roupas, sapatos, protetores solares e certos medicamentos.

Pergunte se composição tem a substância; se tiver, não faça

Como a probabilidade de voltar a ter contato com a parefenilenodiamina é grande, o indivíduo se vê obrigado a prestar atenção a isso todos os dias, para sempre. Pois se você tiver alergia a essa substância não vai mais poder entrar em contato senão terá outra reação alérgica.Portanto, cuidado com essa brincadeira aparentemente inocente de verão, que pode virar uma dor de cabeça.

E siga os conselhos, a seguir:

– Evite fazer tatuagem se a pasta apresentar tom escuro demais.

– Antes de fazer a tatuagem, descubra se ela é feita de henna natural ou negra. É essencial saber os ingredientes da composição.

– Caso o artista não saiba informar, olhe a cor: a pasta da henna natural varia entre o verde-acastanhado e o castanho. Já a negra tem um tom mais escuro.

– Fazer em um estúdio de confiança é uma opção sempre mais segura.

– ATENÇÃO, procure auxílio médico aos primeiros sintomas de reação alérgica.

henna-tatuagem-1

 redinatoDRA. RENATA MARIA MOINO DINATO 
 Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da USP 
 Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia 
 Mãe da Duda,3a e meio e Fefe 1a e 9m
 www.essere.med.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook