categorias: Vida de Mãe

O que fazer em caso de assalto com crianças no carro?

Assunto chato, mas infelizmente no pais que vivemos hoje, é muito importante saber como agir em casos de perigo.

Falamos com o delegado de policia Dr Alexandre Ianovalli e aqui estão suas intruções:

“Ao dirigir mantenha sempre a concentração no trânsito, evite manter o carro engatado e falar ao celular e/ou trocar mensagens. Foi provado que as pessoas mais distraídas são as mais vulneráveis a assaltantes.

Caso seja abordada, o primeiro passo é manter a calma e a tranquilidade, não se desespere!

NÃO REAJA JAMAIS!!! A maioria das vitimas que reagem são baleadas, não tente dominar o bandido em hipótese alguma, não corra e nem arranque com o carro.

Não faça movimentos bruscos, pois o criminoso pode pensar que você esta reagindo ou procurando uma arma.
Mantenha-se imóvel, sempre com as mãos para cima ou no volante de modo que ele veja onde suas mãos estão.
Siga o que ele pedir sem contestar, não tente contrariar os assaltantes. Mostre-se sempre amistoso apesar de todo nervosismo, deixando claro que quer colaborar com a ação para que tudo saia bem.

IMPORTANTE: Avise-o da presença de crianças no carro.
Deixe claro que ele pode levar tudo, mas que você gostaria de retirar a criança e abraça-la para que a mesma não se assuste.

Informe qualquer movimento que possa fazer, de forma clara e sempre verbalmente.
Se for tirar o cinto de segurança, anuncie tal atitude e peça consentimento. Isso se enquadra a todos os movimentos realizados.
Olhe firme para o marginal mas sem desafiá-lo no olhar, continue amistoso e não agressivo.
Tenha em mente que você está numa situação extrema de risco de vida, e vidas humanas nada valem para bandidos e drogados.

Cumpra, sem contestar, as determinações dos assaltantes. Lembre-se, que você foi surpreendido e o momento lhe é perigosamente antagônico.
Nunca negocie pertences pessoais.

No site da Policia Civil (AQUI) vocês podem encontrar mais orientações importantes sobre segurança e cuidados.”

Dr Alexandre Ianovalli
Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo

Foto capa: Shutterstock

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

1 comentário

  1. Paulo Junior

    Puxa, realmente alem de ser perigoso neste momento, é a hora de agirmos com muita cautela, lembrando que tudo que esta no carro voce conquista, menos teu filho se algo axontecer. Tive esta triste experiencia quando meu filho tinha 3 aninhos, estava saindo pra trabalhar e minha esposa ainda estava fechando a casa, quando estava do lado de fora, um assaltante me rendeu e achava que eu estava sozinho, porque o carro tinha uma pelicula muito escura e nada se via atras, mas falei com ele com muita calma, e pedi pra retirar meu filho da cadeirinha atras, ele mandou eu e meu filho pra tudo quanto é lugar, mas graças a Deus eu fiquei tranquilo e o tirei de la. O assaltante levou o.carro r todos nossos pertences, carteira, cheques, cartoes. Entramos em casa e fizemos uma prece a Deus, que ele apenas desse uma loucura momentanea à aquele homem e que ele abandonasse o carro o mais rapido e com nossas coisas la dentro. 25 minutos depois encontramos nosso carro parado em um local ermo, com todas nossas bolsas dentro do carro, nada foi levado. Dois milagres aconteceram! Deus é bom em todo o tempo!