categorias: Vida de Mãe

Manual de etiqueta para festinhas infantis

Desde que o Miguel nasceu recebo muitos convites para festinhas infantis e agora que ele cresceu um pouquinho são os melhores programas do nosso fim de semana. (rs)

Adoramos!!!

Já faz algum tempo que percebo nessas festas algumas atitudes que desagradam muito, não só os convidados como os próprios anfitriões.

É muito triste planejar uma festa, um momento que era para ser feliz, estar junto com amigos e familiares e se decepcionar. Mas isso pode acontecer… então prepare –se

 

- Será que os convidados virão?

Quem não passa por essa duvida não é mesmo? Um misto de ansiedade e medo que assombra as noites anteriores ao evento.

O correto seria as pessoas confirmarem, por email ou até num evento que pode ser criado dentro do facebook.

Não levem crianças que não foram convidadas sem antes avisar a família anfitriã. Imagine se as lembrancinhas são personalizadas (ultima moda das festas). A situação ficaria bem chata.

- Presentes:

Se a festinha for comemorada junto com o irmão, leve 2 presentes.

Não solicite que os anfitriões abram o presente na hora da festa, por isso coloque o nome do seu filho e pergunte aos PAIS onde você poderá colocar o presente. Não entregue na mão da criança.

- Tema da festa:

Se a festinha tiver um tema definido não leve seu filho fantasiado com esse personagem. Não sabemos se o aniversariante estará fantasiado, e esse é o dia dele.

Quando a festa conta com teatrinho ou show com personagens, dê espaço para as crianças, as atrações foram feitas para elas e pensadas nelas, não monopolize nem fique sentado na frente. Segure a onda!!!

- Comida:

Essa é a parte onde vejo mais pessoas perdendo a linha. Os donos da festa com certeza pensaram em tudo e você não precisa atropelar ninguém ou “reservar” uma porçãozinha na sua mão. Mesmo se a comida acabar…rs Não faça isso!!!

OBS: Não ofereça comida para nenhuma criança sem perguntar antes para os pais se pode!!! existem crianças com sérias restrições alimentares ou simplesmente os pais não querem que ele coma determinados alimentos.

Contenha – se e NÃO ataque a mesa logo após o parabéns!!! Moderação. Não guarde brigadeiros para levar para casa. É feio, Muito feio!!!

Em hipótese alguma pegue algum enfeite da festa.  Isso é DECORAÇÃO e não brinde para seu filho!!!!

- Fotógrafo:

Lembre–se que o aniversariante do dia é a atração principal e o fotógrafo foi contratado então não fique chamando ou tentando que seu filho fique sempre no foco. Não tem coisa mais chata e deselegante que isso.

- Lembrancinhas: 

É de se esperar que a família anfitriã tenha preparado lembrancinhas para todas as crianças. Então não se empolgue e nem pegue nada além do que foi entregue ao seu filho. Lembre-se que a sua mãe, tia, amiga, vizinha… não tem direito a lembrancinha.

- Aniversariante: 

Deixe o aniversariante curtir e aproveitar a festa. É claro que você quer um abraço ou uma foto, mas não insista, nem empurre seu filho para cima dele.

- Seu (s) filho (s):

Mantenha controle e atenção aos seus filhos, não pense que pode deixa-los a vontade arrumando encrenca com outras crianças ou pegando docinhos da mesa antes do parabéns. Muito menos pense que os monitores ou personagens contratados deverão cuidar do seu filho para você.

Fique atento a alimentação da criança: se já sabe que será dificil ter alimentos permitidos por você na festa; ofereça comida em casa antes de sair. Nunca pergunte aos anfitriões: Mas não tem suco? Tem agua de coco??? Por exemplo.

- Bebida alcoólica:

ATENÇÃO!!! É uma festinha infantil e não uma balada!

 

Essa manual pode e deve ser compartilhado, tenho certeza que  muitas pessoas precisam dele.

 

Tem algo que posso acrescentar??

 

Beijocas

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

44 comentários

  1. Melissa Thó

    Adorei! De tudo que foi colocado acima, o que mais me deixa de boca aberta é no quesito comida. Como tem gente sem educação!!! Vejo um monte de gente enchendo a mão de coisas pra levar, feio demais! Beijos!

  2. Karina Marques

    Oi Re, nossa fiz a festa da minha filha agora em julho, pensei em TUDO, principalmente alimentação. Não servi nada Frito, nem porcarias, nem Refrigerante. A festa tinha saladinha de frutas, pao de queijo, suco natural, mil bolos caseiros, pipoca, tortas, caldo de mandioquinha…enfim…adivinha o que aconteceu? Uma galera invadindo a cozinha questionando porque festa de criança não tinha Refrigerante?!?!… Pois é…o que fazemos numa situação assim? Sabe o que aconteceu? fizeram meu marido sair as 18hs, bem na Hora do PARABËNS para comprar Refrigerante!!! Até agora estou inconformada. juro! Será que ninguém toma água, suco natural, vinho quente e cerveja? Beijos Post Incrível!

  3. Maria Ferreira Yu

    Gostei!

  4. Jana

    O que mais me irrita é o item lembrancinha! Acontece muito isso aff!!!!!!! Q raiva! rs

  5. carol

    Será mesmo que as pessoas precisam de um manual de comportamento para as festas? Nunca tive problemas! Nem nas minhas, nem nas que organizo! Algumas dicas do que faço: Sobre a lembrancinha: eu sempre faço nominal! Deixo algumas extras sem nome. Dessa forma o risco de alguém pegar a mais é mínimo Sobre as guloseimas e docinhos – como sempre faço mesas fartas, ofereço ao final do parabéns sacolinhas de papel e personalizadas, para as pessoas levarem doces para casa. Eu ofereço: Quer levar uns docinhos? Daí pego a sacola e coloco alguns itens – ou 1 de cada. Acho legal as pessoas voltarem para casa com um agrado ! Dou até para as babás! :)

  6. Cinthia

    Excelente, Renata!! E suuper funcional!
    bj

  7. Thais

    Acrescentaria… Festa tem horário para começar e acabar. É uma falta de respeito chegar com 3 horas de atraso!
    Mesa de guloseimas: não ataque! Um de cada ou o que você mais gosta, não precisa encher a bolsa e deixar os outros convidados sem
    Presente: viabilize a troca. Dê presentes de lojas com facilidade ede localizar dentro do prazo. Seu presente pode ser repetido, pequeno e não e é justo deixar a criança com um mico nas mãos!

  8. Ana

    Boas dicas, só acho que, apesar do que acontece nos buffets, o aniversariante deveria SIM abrir o presente na hora e aprender desde cedo a mostrar gratidão pelo que ganha. bjo!

  9. Renata respondeu Karina Marques

    É um absurdo, mas acontece mesmo. E nos deixa tão tristes não é?

  10. Renata respondeu Maria Ferreira Yu

    :)

  11. Renata respondeu Jana

    Triste não é mesmo??

  12. Renata respondeu carol

    Pior é q muitas precisam…

  13. Renata respondeu Cinthia

    :)

  14. Renata respondeu Thais

    Tem toda razão!!!

  15. Renata respondeu Ana

    :)

  16. Leila Roma

    Quando era pequena, a coisa que eu mais gostava era de abrir os presentes! E quando damos o presente para uma criança, fico louca de vontade de saber se ela gostou, se serviu, etc. Por isso, anota o nome e o presente de todas as pessoas e depois ligo ou mando mensagem agradeçendo.

  17. Renata F. Cantáfio

    Post bem feito!
    Tem muita coisa estranha que acontece em festas mesmo!
    Mas, eu ofereço no fim da festa para levarem coisa para casa quando faço evento em casa pois sempre sobra muita coisa e eu não quero comer ou congelar por longo tempo tudo o que pode sobrar! Peço até um pouco a mais contando que levem!
    Quando faço em buffet, não tem como levarem para casa!
    No último evento em casa, quase todas as crianças levaram docinho para casa pois em casa é que ficamos com vontade de comer o doce da festa ou até mesmo o bolo! Eu fiz um pirulito de goma e um de marshmallow para todas as crianças levarem para casa! Então pelo menos tinha algo para levar com cara da festa!!! rs…
    Tem criança que não come nada na festa e depois vai para casa chorando que queria um brigadeiro ou um docinho! Então, antecipando isso, já peço para a Mamãe fazer a “marmitinha”! E se sobrar salgadinho, falo para a Mamãe colocar também na “marmitinha”. Mas, nem sempre dá para fazer isso!
    Porém, quando eu vou a uma festa, JAMAIS peço para levar coisa para casa! Só levo quando me oferecem e olhe lá! Tenho que ter liberdade para me sentir à vontade!
    Acho terrível também ficarem perguntado se tem determinada coisa na festa como aconteceu com uma M@m acima! A M@m do refrigerante… eu juro que não iria sair da festa para comprar refrigerante! Eu hein! Quer coisa que não tem na festa que eu estou podendo proporcionar, vai embora! Pois tem muita gente que com certeza gostaríamos que estivesse na festa e iria curtir muito mais que essa pessoa e não iria encher o saco com essas bobagens!
    Enfim, algumas pessoas não tem educação ou não tem noção mesmo!
    Adorei o post! Parabéns!

  18. stella

    Minha vontade é imprimir e colocar na porta dos salões de festas.
    Nas festas de crianças e tb nas festas de adultos, as pessoas andam muito mal educadas.
    Ofereci uma festa, certa vez, e levaram minhas porcelanas pessoais que esravam decorando a mesa. Acabo de voltar de uma festinha infantil e meu marido ficou assustado quando viu o “arrastão” depois do parabéns.
    Espero q muita gente leia. Isso ajudaria muito e minimizaria tanta cena feia que se ve por aí.
    Parabéns. Bjssss

  19. Rita Moranga Cerri

    Tmb faço festas sem refrigerante, as pessoas tmb perguntam, mas nem eu e nem meu marido saímos pra comprar. Sirvo sucos, água mineral normal e fim gás… q pide ser mimisturada ao suco tmb.

  20. Salomon Weetabix

    O ideal é não ter festa. Não tem coisa pior: gasta-se uma grana feia, não agrada a todos, tem criança frustrada aos montes e o cansaço é enorme, para nada.
    Pega a grana e viaja com os filhos!

  21. Adriana GUaranys

    Achei ótimo seus comentários…muito importante… E necessário…
    Vc ao final pergunta se tem algo a acrescentar…. Se me permite… Sugiro colocar que se tiver tudo alguma insatisfação ou chateação…. Não sair colocando isso nas redes sociais…pois você foi convidada por alguém que lhe tem estima…fica muito feio sair colocando defeito através das redes…. Resolva isso particularmente ….

    Abraço e parabéns

  22. Erica Montes

    nas minhas sempre acontece e eu não gosto acho muito feiooo..
    vc da 3 convites mãe,pai e filho ai o pai não vai a ´pessoa leva outra que não convidamos acho horrível,mas recebo por educação….
    se convidou a sua familia é pra sua familia e não pra terceiros…

  23. kenia

    Ahh na minha festa pode levar brigadeiro e enfeite simm rsrrs, que coisa chata! Eu particularmente n como doces, mas quem gosta pode levar sim, a festa é p/ as pessoas, pode levar enfeite tmb ainda mais criança!

  24. Rodrigo

    Na última festa do meu filho perguntaram: TEM ÁGUA? Quase respondi: água tem em casa, isso aqui é uma festa.

    Outra pessoa convidada disse-me ao ver os docinhos: só tem essa caixa? Vai ser 1′ para cada pessoa. No final: até sobrou.

    HORRÍVEL !!!!!!!!

  25. Fatima Bento Morates

    trabalho em buffet e tem aquelas pessoas que invadem a copa para pedir comida,so por que sao parentes de um dos anfitrioes,e ainda pedem sacolinhas para levar salgados pra casa,kkkkk

  26. Renata Guerra

    Vou acrescentar uma que acho o ó… nunca deixe seu filho “entrar” no meio da família do aniversariante na hora do parabéns pra tentar apagar a vela!!! Já vi muitas vezes! Um horror! Aliás, tive a infelicidade de presenciar uma mãe pedindo pra cantar mais um parabéns para seu filho, convidado da festa, porque ia fazer aniversário no dia seguinte… NEM ACREDITEI!!!

  27. Renata respondeu Renata Guerra

    Essa de entrar eu já vi tb, mas pedir pra ganhar parabens ganhou!!!!! Meu deus!!!

  28. Angela Lahas

    Muitooo legal! Extremamente util! Só fiquei com uma dúvida, fui a algumas festas e vitou moda entregar sacolinhas, nesse caso é feio tbm levar docinhos?

  29. Renata respondeu Angela Lahas

    Não Angela, se tem sacolinhas é pq a mãe quer q leve!!! bjooo

  30. Vera dos Anjos

    Gostei’ tenho uma neta qdo eu levar ela numa festa vou me enquadrar as regras, obrigada-

  31. Barbara

    Adorei….bem lembrado a mãe q lembrou da lembrançinha do centro da mesa

  32. Fabíola

    TEM UMM …Acrescentaria que se o enfeite de mesa fosse para levarem para não pegar de outras mesas pq é horrível uma mesa com 4 enfeites e outras peladas

  33. carla patricia

    acho o fim toda hora a pessoa ficar te chamando pra falar que a filha do fulano ta fazendo isso, q o filho do fulano ta fazendo aquilo . e os filhos deles nunca fazem nada ! e são as mais chatas da festa !!!tem mãe que tem a coragem de ver seu
    filho pegar coisas em cima da mesa antes de parti o bolo e ainda fica rindo achando bonitinho !

  34. Jordana Luisa de Cravalho

    Belas dicas!!!!
    O pior em uma festa infantil é a falta de educação dos convidados com relação ao avanço nas mesas de docinhos, antes mesmo de se cantar os parabéns.

  35. Mônica Veras

    Excelente! Assino embaixo! Festa infantil é uma delícia!! Adoro fazer e comparecer e tento seguir as regrinhas acima ypsis lítera!!

    E para acrescentar… Algumas pessoas (como eu) preferem fazer festa em casa do que em buffet. Daí tem outras regrinhas que são de ouro:
    – Limite-se ao local da festa. Se a área dos quartos não está disponível, segure seu filhote. Ali não rola festa, ok?
    – Lixo no lixo. Quando a festa acabar, a casa estará de pernas para o ar. Mas se os convidados forem educados, pelo menos uma parte estará controlada…
    – Festa tem hora de começar e hora de terminar. A pessoa passou dias (muitos) cuidando de cada detalhe. No final da festa estará acabada. Então essa NÃO é uma boa hora para dar uma esticadinha e colocar o papo em dia (a não ser que vc seja muito próxima e resolva ajudar na arrumação. Esta sim será bem vinda 😉 )

  36. Lidiane Costa

    Na verdade, esse costume de so poder comer doces depois dos parabéns, acho meio chato, pq tem muita criança que fica de olho nos doces (graças a Deus, minha filha nao e formiguinha e nao liga), mas vejo muita criança implorando por um brigadeiro e nao pode mexer. Ja vi algumas festas que servem alguns doces, junto com salgados. Acho que a ansiedade pelo doce fica tão grande que parece uma guerra (horrorosa) as pessoas se empurrando na ultima estrofe do parabéns! Rs
    Ótimas dicas Re!!!! Bjs

  37. ju

    “Parti” o bolo??? Kkkk

  38. Gizelda

    Gostaria de saber se numa festa infantil posso usar roupa preta ou é gafe?

  39. Renata respondeu Gizelda

    Claro q pode Gizelda!!! Se vc é a mãe do aniversariante, indico roupas coloridas, as fotos ficam muito mais bonitas. Mas nao tem problema algum usar o preto. bjoo

  40. jessica

    Irei enviar junto com o convite rsrs Onde eu moro são muitas pessoas caras de pau. Nao convido nem os pais nas festinhas da minha filha, levo as crianças da maioria dos vizinhos.Mas como sera num espaço maior, nao irei conseguir olhar, então vou convidar so 1 responsável por casa, ate porque a maioria das mães têm de 3 a 6 filhos. Isso mesmo, aqui ela procriam kk

  41. mirella

    Oi boa noite, tenho uma super dúvida. Vou fazer a festinha que 1 ano da minha pequena. E a maiorias dos convidados querem dar uma boneca. Como faço de forma educada, dizer a todos que o tipo de brinquedo que ela mais gostas são os educativos, tipo aquelas pecinhas de montar, coloridos? Me ajuda por favor . Obrigada!!

  42. Daniela

    Vou fazer uma única festa para minhas filhas e elas querem convidar as amigas mais chegadas.
    No convite que elas irão entregar as amiguinhas devo mencionar que o aniversário é duplo? ou cada aniversariante convida seus amigos sem mencionar que são duas?
    (neste caso para as pessoas não se sentirem na obrigação de trazer dois presentes)

  43. Grazielle

    Depois dos parabéns as crianças estão quase derrubando a mesa a decoração para pegar um doce. Crianças que enxem as mãos,dar várias viagem entre a mesa pricipal e a dele.

  44. Viviane

    Gostei muito dessas dicas que mais irrita come festa e ainda quer levar para casa queria uma regra para botar na porta do aniversário que já comi na festa para que levar para casa isso é muito feio