categorias: Vida de Mãe

Hemangioma – O que é e como tratar.

Olá M@es hoje vou falar de um tema bem comum  nos nossos bebês: Os hemangiomas, seus tipos e tratamentos.

Primeiro vou falar sobre as manchas salmão, que na verdade são malformações dos capilares sanguíneos (micro vasinhos), também chamadas de angel kiss.

São manchas geralmente na fronte (testa) e/ou região occiptal (nuca), 20 a 60% dos recém nascidos nascem com essa mancha, geralmente somem até o primeiro ano de vida ou aparecem quando choram ou ficam nervosos. Um terço das manchas salmão na nuca permanecem na vida adulta mas geralmente o cabelo esconde.

hemangioma

Os hemangiomas planos ou manchas vinho do porto são manchas vinhosas que aparecem na face e são unilaterais. As manchas vinho do porto são menos comuns , os bebês nascem com a região que irá ter a mancha bem rosada e ela vai escurecendo. Essas lesões precisam ser acompanhadas por neurologistas pois podem ter algum acometimento neurológico.

hemangioma1

Agora falarei dos hemangiomas tuberosos (são proliferações dos vasos sanguíneos), também conhecidos como strawberry nevus pela semelhança com o morango. Aparecem nos primeiros dias de vida 90% até o primeiro mês de vida, é mais comum em prematuros, 60% se localizam na cabeça e pescoço e 25% no tronco. Vai aumentando de tamanho até um ano de vida e depois começa a regredir até desaparecer, até os 7 anos quase todos desaparecerão.

A conduta mais comum é só observar, indica-se tratamento quando as lesões estão em alguns locais perigosos : próximos aos olhos, nariz e boca.

As complicações que podem ocorrer são; ulcerações (que aceleram a cura), sangramentos e infecções.

hemangioma2 hemangioma3

Hoje em dia temos tratamento bem eficazes com o propranolol (isso mesmo remédio pra pressão alta), laser e corticoides.

Qualquer dúvida consulte seu dermatologista.

 

Minha filha mais velha,como boa filha de dermatologista, tem a mancha salmão na testa (quando chora aparece) e teve um hemangioma no couro cabeludo que desapareceu por volta do primeiro ano de vida.

 

 dermato-formaesDRA. RENATA MARIA MOINO DINATO 
 Dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da USP 
 Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia 
 Mãe da Duda, 5 anos e Fefe 3 anos.
 www.essere.med.br

 

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

2 comentários

  1. Ivana Velleda Dias

    Olá, meu filho tem uma hemangioma no pescoço que apareceu aos 11 dias de vida. Hoje com 2 anos e 4 mess, ele está bem claro. Só hidrato com creme nívea. E ás vezes aparece na testa uma pinta, como uma picada de inseto, quando ele fica nervoso…depois some, deve ser essa mancha salmão então!

  2. Liliana Correa

    Tenho um hemangioma enorme no abdomem, do tipo plano, e vou fazer uma abdominoplastia. Porem o local aonde deverá ficar o umbigo sera bem no meio do hemangioma. Tem algum risco?