categorias: Vida de Mãe

Grávidas e Viagens – Por Dra. Mariana Terra

Cada vez é mais comum vermos grávidas fazendo viagens, seja a trabalho, férias ou para fazer o famoso enxoval do bebê!

As viagens longas de avião devem acender o sinal de alerta para todos os viajantes, principalmente para as gestantes. Devido o espaço reduzido, diminuição da mobilidade, dificuldade de movimentação e alteração de pressão, aumentam os riscos de edema e eventos tromboembólicos. Isso mesmo! Trombose! Para evitar que ocorra uma trombose é importante tomar algumas medidas:

–  levantar-se e caminhar algumas vezes durante o vôo;

–  enquanto estiver acordada, movimentar os pés como se tivesse acelerando um automóvel, em movimentos de extensão e flexão repetitivos dos pés, forçando a contração da panturrilha;

–  mudar de posição sempre que possível, evitando ficar muito tempo imóvel;

–  manter as pernas elevadas (quando possível!!!);

–  usar meias elásticas (sempre com prescrição e orientação médica) – ítem obrigatório para gestantes em viagens de avião;

–  usar medicamentos preventivos de trombose em casos especiais (história prévia de trombose por exemplo) sempre com prescrição e avaliação do especialista.

E não se esqueçam de usar meias elásticas durante os passeios/compras, principalmente nos dias que for ficar longos períodos de pé e nos dias de calor. Imaginem não conseguir cumprir toda programação porque está com os pés e pernas inchados e sentindo aquele desconforto típico do inchaço! Nem pensar!!!! Então previna-se!!!

Com essas medidas a chance da gestante ter inchaço ou complicações vasculares durante a viagem diminuem muito, evitando preocupações num momento de diversão ou trabalho, principalmente em viagens internacionais!

Gravidez não é doença! É um momento maravilhoso em que se deve aproveitar cada segundo e para isso devemos prevenir situações que podem atrapalha-lo!

 

Boa viagem!!!

IMG_1016 Dra. Mariana Terra
 CRM 132.072
 Cirurgiã Vascular e Ecografista Vascular
 Mãe do Gabriel (Gabu) de 7 meses. 
 www.dramarianaterra.com.br

 

 

Imagem: Shutterstock

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

1 comentário

  1. Veronica

    Faltou a dica que meu médico considera a mais importante. Beber muita água e aos poucos, um pouco antes é durante o voo.