categorias: Vida de Mãe

Dicas sobre como armazenar o leite materno

Na Páscoa, a m@e Daniela Correa Simao fez um post no nosso grupo, mostrando o “ovo de Páscoa” do seu filho Thom.

Foi uma atitude tão simples e linda que chamou a atenção de muita gente, inclusive da marca número 1 em amamentação, a nossa parceira Lansinoh, que com autorização da mãe repostou a imagem em suas redes sociais.

lansinoh-formaes

Aproveitando o assunto, resolvemos dar algumas dicas de como armazenar o leite materno.

Por que armazenar o leite materno?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida. Após esse período, outros alimentos devem ser introduzidos, porém a amamentação deve continuar até os 2 anos ou mais.

Durante esse período, haverá algumas situações em que você estará longe de seu filho, como por exemplo na volta ao trabalho, em alguma viagem sem o bebê ou em um passeio a sós com o maridão. A distância entre mãe e filho – seja por qualquer motivo – é a principal razão que fazem as mães interromperem a amamentação.

Portanto se você precisa retornar ao trabalho, ter mais flexibilidade para realizar outras tarefas, não gosta de amamentar em público, ou simplesmente quer dividir as responsabilidades de alimentar seu bebê com outra pessoa, você pode armazenar o leite para garantir que seu filho receba seu leite mesmo se você não estiver por perto.

O processo de ordenha e armazenamento do leite

Existem diversas formas de retirar o seu próprio leite. A ordenha pode ser feita manualmente ou com uma bombinha de tirar leite (manual ou elétrica). Você deve testar e sentir qual das opções é melhor e mais adequada para você. Independente de qual for o processo escolhido, você deve sempre higienizar as mãos, as mamas e as partes da bomba tira-leite, no caso de utilizá-las.

É importante estar em um local e em um momento tranquilos. Tenha paciência, pois é normal ter dificuldade nas primeiras vezes.

Após a retirada, você deve tomar bastante cuidado para escolher o recipiente ideal para armazenar o leite para que ele mantenha suas propriedades nutritivas. Algumas bombinhas já vem com um recipiente especial para o armazenamento de leite, e também é bastante indicado utilizar frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável. Em ambos os casos, é de absoluta importância que o recipiente seja esterilizado, em esterilizadores apropriados ou através de fervura por 15 minutos.

Há também a possibilidade de armazenar o leite em Sacos de Armazenamento, como o que a m@e Daniela usou na foto desse post. A marca escolhida por ela foi a Lansinoh.

Sacos de Armazenamento de Leite Lansinoh

A marca Lansinoh, muito conhecida por aquela pomadinha de lanolina milagrosa para fissuras mamilares, chegou recentemente ao Brasil trazendo uma linha de produtos para auxílio durante a amamentação.

Os Sacos de Armazenamento de Leite Lansinoh são seguros e higiênicos, pois são pré-esterilizados e descartáveis, garantindo uma conservação adequada do leite materno. Eles são feitos de plástico 100% virgem, livres de BPA e podem ser reciclados.

Antivazamento, os saquinhos possuem fecho hermético duplo, e tem uma aba para anotações separada da área de armazenamento. Você pode anotar o nome do bebê (caso precise mandar para a escolinha), a data e o volume de leite armazenado.

 lansinoh-formaes

Tempo de Armazenamento

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda que o leite materno cru (não pasteurizado) seja conservado em geladeira por até 12 horas e, no freezer, por até 15 dias.

As recomendações que estão nos saquinhos da Lansinoh seguem a tabela guia da La Leche League international (https://www.llli.org/faq/milkstorage.html) que é utilizada em diversos países:

  • Temperatura Ambiente (19-26°C): por 4 horas
  • Geladeira (<4°C): por 72 horas
  • Freezer (-18 a -20°C): por 6 meses

Caso tenha dúvidas, converse com seu médico sobre o tempo ideal de congelamento.

Descongelamento

Para utilizar o leite armazenado, o ideal é que ele seja descongelado na geladeira. Em caso de necessidade de uso imediato, o leite pode ser descongelado em banho-maria. Nunca descongele o leite no microondas.

Após descongelado, o leite deve ser aquecido em banho-maria fora do fogo. Não ferva ou utilize o microondas para aquecê-lo.

Uma dica para que usa os Sacos de Armazenamento, é armazená-los de forma plana, para que o degelo aconteça mais rapidamente.

Esperamos que, com essas dicas, você consiga suprir as necessidades do seu bebê quando não for possível dar o peito, garantindo que ele continue sendo alimentado com o leite materno. É legal continuar amamentar seu filho pelo menos uma vez por dia (por exemplo, a noite) para que a produção de leite não seja interrompida e que você possa continuar abastecendo seu estoque. E, claro, para não perder essa ligação tão especial entre mãe e filho que acontece durante a amamentação.

 

*publipost
contador gratuito

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook