categorias: Vida de Mãe

Dicas para tornar a hora do banho especial

Não sei na casa de vocês, mas aqui em casa a hora do banho sempre foi um momento prazeroso, de contato e envolvimento dos pais com o bebê.

Tanto eu como meu marido, curtimos esse momento junto com as crianças. Aqui nunca tivemos choro ou fobia do banho, mas sabemos que isso pode acontecer, por isso vou deixar algumas dicas do que fazemos e como fazemos.

Se na sua casa for diferente você pode testar nosso modo ou até mesmo nos passar as suas dicas.

  • Crie seu ritual, estipule um horário determinado e siga sempre a mesma sequência, com isso os bebês ganham mais segurança; por já saberem os próximos passos a tendência é a cada dia ficarem mais calmos.

 

  • Leve brinquedos e use produtos para animar o momento. Pode ser pastilhas de cor, bolinhas de sabão ou mesmo uma música para o ambiente.

 

  • A Hora do banho precisa ser tranquila, nada de tempo determinado para terminar.

 

  • Sempre deixo os meninos curtirem a vontade. Agora que o Miguel toma de chuveiro e sozinho, desligamos a água e deixamos ele ficar no box brincando o tempo que quiser antes de sair.

Com o Murilo, o banho é no BabyTub (um ofurô para maiores de 1 ano) ele ama e fica por lá curtindo um tempão mesmo depois de terminado o banho.

banho4

 

  • Aproveite o momento de interação com o seu bebê. Para nós a hora do banho é o momento do dia onde podemos nos dedicar a eles, hora de olho no olho, conversa e carinho.

 

  • Massagem: nesse ritual que contei no item número 1, já incluo a massagem após o banho antes da troca. Eu acredito no poder do toque e o olho no olho, transmitindo calma para o bebê. Sinto que ele dorme melhor quando realizamos a massagem.

 

  • Respeite o seu bebê: eu sempre me coloco no lugar da criança e faço no banho exatamente como na troca de fralda, vou narrando os acontecimentos, avisando que vamos lavar o pé, a mão, a cabeça e assim por diante.

 

Gostou das nossas dicas?

Quais são as suas?

 

Foto capa: Shutterstock

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook