categorias: Vida de Mãe

Dicas para organizar a rotina escolar dos filhos

Olá M@es,

Frequentemente vejo no grupo alguns comentários envolvendo “esquecimento” de algum compromisso escolar dos filhos. Como todas nós temos inúmeras outras tarefas diárias, é natural que vez ou outra deixemos passar alguma coisa.

Hoje darei algumas dicas para evitar que isso aconteça, focando na rotina dos pequeninos, e darei continuidade ao assunto num próximo post, abordando a importância de ajudarmos os filhos a criarem responsabilidade e disciplina nos estudos, necessários para o bom desempenho escolar.

As crianças mais novas (do berçário à pré-alfabetização) tem uma rotina escolar mais tranquila em função da idade, portanto poucos são os compromissos com atividades extra-classe. Porém, sabemos que são vários os comunicados diários na agenda envolvendo eventos escolares, festas de aniversario dos coleguinhas, solicitações de materiais especiais, encontro de pais, avisos de passeios, etc… Para ajudar no gerenciamento de tanta informação, algumas medidas simples são bastante eficientes:

  • Consultar a agenda escolar todos os dias – às vezes, por distração,  deixamos de olhar as agendas das crianças, e quando nos damos conta, encontramos alguns bilhetes “vencidos” nela. Acostume-se a fazer isso sempre no mesmo horário, assim rapidamente se tornará um hábito. Ao receber os comunicados, imediatamente decida o destino dos mesmos: guardar, agendar, descartar. Dessa forma as chances de perder a data (e o aviso) são quase nulas.
  • Sincronizar a agenda das crianças com as nossas – a melhor forma de não esquecer um compromisso é anotando (e confiar na memória é a pior, acredite!). Nossa agenda de compromissos deve ser única, independente do método utilizado, assim a visualização do dia, da semana ou mesmo do mês fica muito mais fácil e conseguimos nos programar e incluir compromissos de forma mais lógica. As formas de agendar são muitas, e devemos escolher a que melhor funciona pra nós (eu, por exemplo, não troco a velha agenda de papel por nada… tenho a sensação de que ao anotar meus compromissos usando canetas coloridas, rabiscando o que me der vontade, já inicio o processo de memorização). Ainda existem os aplicativos, os calendários de mesa, os planejamentos semanais ou mensais, enfim, o método ideal é o que mais nos agrada.

Um detalhe importante: quanto mais filhos, maiores as chances de nos perdermos entre tantos compromissos, por isso nossa memória jamais deve ser a única responsável pelo armazenamento de tanta informação… Afinal, a última coisa que queremos é vê-los decepcionados porque esqueceram um prato de doce para a festa junina, ou não levaram o presentinho do amigo aniversariante… E quem nunca? Somos mães, podemos errar, mas muitas vezes podemos evitar!

rotina-escolar-1 rotina-escolar-2

 Beijos a todas!

 

 colaboradores-formaesLuciana Collin, 35 anos, Personal Organizer  
 Graduada e Pós Graduada em Fisioterapia,  
 Graduada e Mestre em Moda, Arte e Cultura 
 Mãe do Thiago, 4 anos.                      
 www.organizecomestilo.com
 Instagram: @organizecomestilo
 Facebook: Organize com Estilo

 

(obs: imagens ilustrativas, retiradas da internet)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook