Quem não conhece uma grávida? Por onde você olha tem uma gestante! E não é difícil notar que as gestantes usam calçados abertos ou mais folgados, principalmente no final da gestação. Isso porque há um aumento do edema das pernas e pés.
As causas são inúmeras! Desde retenção hídrica, alteração hormonal, aumento do peso, aumento da pressão intra-abdominal (devido o aumento de peso e o bebê) até varizes já preexistentes ou novas.
A alteração hormonal não temos como interferir, mas os outros fatores podemos agir de maneira a diminuir ou impedir a ocorrência do edema e do desconforto causado por ele.
– Hidratação (no mínimo 2 litros de água por dia): estimulam a diurese e diminuem a retenção hídrica;
– Repouso com as pernas elevadas e em decúbito lateral também ajudam na regressão do edema;
– Evitar ficar longos períodos de pé ou sentada sem se movimentar;
– Controle do ganho de peso é super importante para evitar o edema dos membros inferiores. O aumento da pressão intra-abdominal dificulta o retorno venoso dos membros, somando-se o bebê, a obstipação (muito comum em grávidas) e ganho de peso em excesso, os sintomas de edema pioram muito;
– O aumento da pressão intra-abdominal é fator importante na formação ou no aumento das varizes, além do aumento do aporte hormonal. O aumento das varizes na gravidez é muito comum, assim como o aparecimento em quem não tinha varizes. Algumas gestantes desenvolvem até varizes vaginais, o que causa imenso desconforto.
Durante a gestação temos restrições a uso de medicações para auxiliar no tratamento do edema e dos sintomas das varizes. Sendo assim, o mais importante é prevenir!
O acompanhamento com especialista nesta fase é muito importante para definir o tratamento a ser realizado, evitando a cronicidade e suas complicações.
As varizes podem e devem ser tratadas no puerpério, nos primeiros meses após o nascimento do bebê evitando assim o desconforto e as complicações.
Dra. Mariana Terra CRM 132.072 Cirurgiã Vascular e Ecografista Vascular Mãe do Gabriel (Gabu) de 7 meses. www.dramarianaterra.com.br
Imagem: Shutterstock
Comentários via Facebook