categorias: Vida de Mãe

Dicas para evitar retenção de líquidos na gravidez

Quem não conhece uma grávida? Por onde você olha tem uma gestante! E não é difícil notar que as gestantes usam calçados abertos ou mais folgados, principalmente no final da gestação. Isso porque há um aumento do edema das pernas e pés.

As causas são inúmeras! Desde retenção hídrica, alteração hormonal, aumento do peso, aumento da pressão intra-abdominal (devido o aumento de peso e o bebê) até varizes já preexistentes ou novas.

A alteração hormonal não temos como interferir, mas os outros fatores podemos agir de maneira a diminuir ou impedir a ocorrência do edema e do desconforto causado por ele.

– Hidratação (no mínimo 2 litros de água por dia): estimulam a diurese e diminuem a retenção hídrica;

– Repouso com as pernas elevadas e em decúbito lateral também ajudam na regressão do edema;

–  Evitar ficar longos períodos de pé ou sentada sem se movimentar;

–  Controle do ganho de peso é super importante para evitar o edema dos membros inferiores. O aumento da pressão intra-abdominal dificulta o retorno venoso dos membros, somando-se o bebê, a  obstipação (muito comum em grávidas) e ganho de peso em excesso, os sintomas de edema pioram muito;

–  O aumento da pressão intra-abdominal é fator importante na formação ou no aumento das varizes, além do aumento do aporte hormonal. O aumento das varizes na gravidez é muito comum, assim como o aparecimento em quem não tinha varizes. Algumas gestantes desenvolvem até varizes vaginais, o que causa imenso desconforto.

Durante a gestação temos restrições a uso de medicações para auxiliar no tratamento do edema e dos sintomas das varizes. Sendo assim, o mais importante é prevenir!

O acompanhamento com especialista nesta fase é muito importante para definir o tratamento a ser realizado, evitando a cronicidade e suas complicações.

As varizes podem e devem ser tratadas no puerpério, nos primeiros meses após o nascimento do bebê evitando assim o desconforto e as complicações.

IMG_1016 
 Dra. Mariana Terra
 CRM 132.072
 Cirurgiã Vascular e Ecografista Vascular
 Mãe do Gabriel (Gabu) de 7 meses. 
 www.dramarianaterra.com.br

 

 

 

Imagem: Shutterstock

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook