categorias: Vida de Mãe

Dicas e brincadeiras para estimular seu bebê

Nada mais importante para os bebês que novos estímulos.

Não é fácil entreter bebês, eles não ficam na mesma atividade por muito tempo, por isso tudo deve ser feito com muita calma e dentro da rotina de cada um.

Hoje vamos dar dicas que você pode fazer em casa e usar nos seus pequenos.

O vinculo com pai, mãe ou cuidador é essencial. Portanto se não é você que passa a maior parte do tempo com ele, indique as brincadeiras para quem está com a criança diariamente.

Outro ponto importante é saber que não devemos hiper-estimular os bebês e que cada um reagirá de uma forma, portanto se o seu começar a chorar não fique frustrada, procure outra forma de contato com ele. Vale dizer também que para qualquer dessas brincadeiras a repetição é importante.

Então vamos as dicas!!!

Dançar

Coloque seu bebe no colo e dance com ele, dependendo do ritmo da musica você pode variar os passos. Estar em contato direto com o bebe é muito bom. Não esqueça de apoiar o pescoço e de não sacudi-lo

Contar histórias e cantar

É claro que seu bebê não esta entendendo ou associando a leitura ou a musiquinha que você esta cantando, mas o som da sua voz faz com que ele desperte o sentido da audição.

Barulhinhos e movimentos

Uma boa idéia é prender numa meia alguns chocalhos pequenos para que aos movimentos naturais da criança produza um som. Estimula a criança a percepção corporal.

Existem meias prontas e braceletes na marca Lamaze.

Meias e braceletes com chocalhos da marca Lamaze

Meias e braceletes com chocalhos da marca Lamaze

Massagens

O toque é importante desde os primeiros dias de vida, aproveite os momentos antes ou apos o banho, na troca de fraldas e faça uma massagem por todo corpinho do seu bebe, incluindo os dedinhos dos pés e das mãos.

Alem de ajudar no desenvolvimento é extremamente relaxante e aumenta o vinculo entre você e seu bebê.

Massagem - Imagem: Shutterstock

Massagem – Imagem: Shutterstock

Colocar o bebe de bruços

Recomendado pelos pediatras, devemos colocar o bebe de bruços para estimular o fortalecimento do pescoço. Muitos pequenos choram e não gostam dessa posição, mas é preciso treinar. Ofereça estimulos, cante, chame, coloque um rolinho na altura do peito do bebê que isso torna a posição mais agradável. Aos pouco eles vão aprender a rolar e sustentar a cabeça.

De bruços - Imagem: Shutterstock

De bruços – Imagem: Shutterstock

Imitação

Vá para frente de um espelho e brinque de caretas, mostrar a lingua, em alguns dias e com repetição seu bebe estará fazendo imitações.

Brincadeira que rende muitas risadas.

Esconde-esconde

Cade o bebê, cade a mamãe? a carinha de surpresa deles quando nos acham é inesquecivel. Use paninhos ou objetos para se esconder.

Bola

Brincar de bola com bebes pode parecer inviavel, mas tente com bolas leves de preferencia de pano, brincar de rolar a bola para seu filho. Aos poucos ele aprendera a te devolver da mesma forma e vocês ficarão bons minutos nessa diversão.

Texturas

Quando a criança já senta você pode coloca- lo num cadeirão e oferecer objetos com texturas diferentes, se não ligar para bagunça ou sujeira aproveite os momentos da alimentação para deixar a brincadeira rolar solta.

Passeios

Aproveite os passeios no carrinho para deixar o bebê virado para frente e mostrando a paisagem e toda movimentação da rua ou do parque.

Pode ser feito no canguru, lembre-se de deixar o bebe virado para frente.

 

Tem mais ideias?

Mande pra nós! Vamos dividir com as outras mães.

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook