categorias: Vida de Mãe

Como sobreviver ao pós parto

pos parto2

 

O pós parto…. ahhh, o pós parto!!!

Os primeiros dias de pós-parto podem ser dolorosos, cansativos e muito frustrantes.

Tudo o que idealizamos durante a gestação parece que vai por água a abaixo, mas não se desespere.  É só uma fase que a maioria das novas mamães vivenciam.

Lembre-se sempre que a vida não será perfeita. Você e o bebe estarão se conhecendo. Você se descobrindo como mãe, se for do primeiro filho, são muitas novidades, se for o segundo, terceiro ou quarto, estará se acostumando como mãe de mais um. Ou seja, sempre é tudo novo.

O bebê também esta se adaptando a vida aqui fora, e isso não é nada fácil.

Existe um mundo nada glamuroso por trás do nascimento, mas como sobreviver a essa avalanche de sentimentos e sensações?

Minha primeira dica é: siga seu coração!!!

Nesta fase as pessoas querem fazer visitas ao bebe e nem sempre (quase nunca) a mãe esta confortável para isso. Por isso repito, siga seu coração e respeite o SEU momento. Se não quer receber as visitas, diga que ainda não estão preparados e que avisará quando for oportuno.

Eu particularmente gosto das visitas. Claro que aquelas que temos o mínimo de intimidade né?

Gosto de conversar e acho que nesse começo como ficamos muito “presas” em casa as visitas são uma válvula de escape. Eu aproveitava para dar umas risadas.

Outra dica muito importante é: Aceite ajuda!!!

Não queira fazer tudo sozinha. Na minha primeira gestação não soube delegar nem as funções com o bebe e nem as funções com a casa e o processo foi bem mais sofrido. Pense em ter ajuda de algum parente ou mesmo contratar alguém nem que seja  apenas nos primeiros meses.  E claro, peça ajuda ao pai, que é importantíssima, não só nessa fase, mas em toda vida da criança.

Durma sempre que puder!!!  E isso só acontecerá se você tiver ajuda. Tenha como regra nos primeiros meses:  Dormir enquanto o bebe dorme.

A amamentação é bem complicada nas primeiras semanas, mas conforme o bebê cresce tudo fica mais fácil e você pode se organizar para ter momentos só seus sem culpa.

Vale um passeio, fazer as unhas ou até uma saidinha com o marido para jantar. Mais uma vez a dica da ajuda é fundamental.

Aliás, organização é fundamental  na vida de mãe.

Programe suas refeições, pense em estocar durante a gestação comidas congeladas e lanchinhos fáceis. Caso não tenha feito isso antes do bebe, se organize agora comprando comida pronta.

Faça compras de supermercado e farmácia pela internet.

Use aplicativos para controlar anotações do bebê e procure os grupos nas redes sociais para se distrair e para aquelas perguntinhas que só uma outra mãe saberá de responder.

Aproveite a tecnologia a seu favor.

Seja REALISTA e DESCOMPLIQUE.

Quanto mais simples somos e nos adaptamos mais fácil fica a vida. Não encha sua casa de regras ou manias.

Exerça a MATERNAGEM do seu jeito. Dicas são sempre bem vindas mas o seu jeito sempre será o melhor jeito.

Se a tal melancolia, o famoso Baby Blues não for embora após os primeiros 20 dias, procure seu médico.

E o melhor de tudo isso: Vai PASSAR!!!

Eu garanto que passa. E passa muito rápido, portanto mesmo com todas as dificuldades, aproveite muito seu bebê, tire muitas fotos, dê muito colo e se permita viver essa loucura com toda intensidade que ela merece.

Você é MÃE!!!

pos parto

 

Imagem de capa: Fotolie 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook