categorias: Vida de Mãe

Como agir quando seu filho não é convidado para festa? – Toque da Formiga

Oi meninas!! Hoje o #toquedaformiga não é tão alegre e colorido. Afinal, nem tudo é festa (infelizmente).

Atualmente, com a crise batendo na nossa porta está cada vez mais comum, festas menores, estilo petit comité, que limitam (e muito) a quantidade de convidados.

Festas do pijama são uma febre do momento. São sensacionais, divertidas e super intimistas. Nessa onda, temos que ‘cortar ou selecionar’ quem será convidado. Difícil demais escolher e selecionar quem fará parte desse momento. Agora, se é difícil escolher, imagina quem não foi convidado.

Como pais, dói demais a gente ver e perceber essa escolha. Mas também cabe a nós amenizar, explicar e tentar minimizar um possível sofrimento que isso irá causar.

Nosso papel é deixar claro para a criança que não é culpa dela. Eu sou adepta a sempre falar a verdade. Sempre. Mesmo que doa.

Então, respire fundo, sente, converse, acalme e acalenta. A vida nem sempre é um “mar de rosas” e a realidade é que mais dia, menos dia, vamos sofrer uma desilusão. Mesmo querendo proteger nossos filhos, eles vão ter sofrimentos, e isso (infelizmente) faz parte. Mesmo que comece cedo, precisamos ensiná-los a ‘sobreviver’ a essas dores.

Como exemplo, fiz a festa do meu filho ano passado e chamamos 8 amigos para dormir. Chamamos a quantidade que eu considerava segura para cuidar e acompanhar (eu e meu marido). Pelo meu filho, claro, ele chamaria todos os meninos da classe. Mas aí, eu tive que impor uma quantidade e me justifiquei com as mães dos meninos que ele tem menos convivência fora da escola.

Difícil demais né? Como dica, listei algumas saídas que podem ajudar a diminuir essa frustração e que farão, aquele dia, especial também para seu filho:
– fazer um passeio legal que ele queira muito;
– levá-lo ao cinema ou teatro;
– chamar algum outro amigo para ir em casa e entretê-los.

Vocês já passaram por algo assim?

toque da formiga - seu filho nao foi convidado toque da formiga seu filho

colaboradores-toque-de-formiga  Sabrina Alves Martinho Espinós
  Formada em Arquitetura e Urbanismo, 
  mas escolheu seguir o coração festeiro, 
  criou e se dedica exclusivamente ao Atelier Maria Formiga. 
  Mãe do Matheus, Rodrigo e Maria Luisa.
  www.mariaformiga.com.br
  Face: www.facebook.com/Atelier.Maria.Formiga
  Instagram: @maria_formiga

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook