Sabe aquelas coisas que acontecem com a chegada da maternidade e que ninguém fala?
Resolvi contar algumas coisas que passei:
Baby Blues!!! Sabe o que é?
Pois é, eu não sabia….
Melancolia pós parto, tristeza sem fim que preenche a cabeça e o coração. Muitas vezes a exaustão é tão grande que não conseguimos parar e prestar atenção no que está acontecendo.
Como? Acabamos de ter bebê? Realizamos um sonho… Cadê o maior amor de todos??? Cadê toda aquela felicidade que vemos estampadas nas revistas???
80% das mulheres enfrentam esse ¨probleminha¨ hormonal. Que pode aparecer logo nos primeiros dias do pós parto e vai embora em poucos dias.
O importante é: saber o que está acontecendo e buscar ajuda, apoio da família e amigos.
Um turbilhão de sentimentos como tristeza, ansiedade, choro…..(no meu caso: rios de choro!!!) e irritabilidade invadem a casa. Pode ocorrer também alterações no apetite, no meu caso eu não tinha fome. Não conseguia comer nada.
Também super compreensível; um bebê esta ali, dependente 100% de você, sente fome, chora, dorme em horários estranhos e totalmente diferentes dos nossos.
O baby blues vem e vai embora logo. Caso isso não aconteça não hesite em procurar ajuda médica.
De repente, como num passe de magica, as coisas começam a se encaixar, você e o pequeno se entendem, as mamadas já não são tão difíceis, dá para tirar sonequinhas junto com as dele.
Já dá até pra encarar as visitas….
**Fique atenta a qualquer sinal diferente e converse sempre com seu obstetra.
E vocês passaram por isso??
Tb passei, super ruim para quem nunca ouviu nada a respeito.
Sim,
Mas o meu problema não foi embora rápido. E me negava em procurar tratamento. Julgava que Psiquiatra era para tratar loucos e eu não estava louca.
Demorei para perceber que meu problema era químico e que aquilo tinha solução.
Tomei medicação por 1 ano e meio e hoje estou “desmamada” da medicação e aproveitando TUDO e um pouco mais da maternidade.
Mas a pergunta que não quer calar persiste na minha cabeça: Será que terei outro filho e passarei por isso novamente?
Re, passei muito! Só que no meu caso não ia embora, piorava, piorava…o quadro hormonal estava de ponta cabeça e precisei ser medicada e ir na psiquiatra…Em 8 meses, fiz o tratamento, “desmamei” o remédio e deu tudo certo. Hoje 1 ano e 8 depois até dou risada…mas sofri muito com isso! Tudo passa! bjos
Rê, eu não tive essa “depressão pós parto” que é mais comum do que as pessoas imaginam e realmente tem que ser observada bem de perto pelo Marido, pq muitas vezes é dificil da própria pessoa se dar conta.
Se já é dificil o começocom aquele serzinho novo em Casa, imagina desse jeito.
Um bjo grande
E como passei….. Tadinha da minha mãe, tia e marido que tiveram que me aguentar!!!
Simmmmmmmmm e como!
E incrível q tbém nunca tinha ouvido falar! Uma coisa tão comum e tão pouco falada a respeito… Acho q as pessoas sentem vergonha de sentir tristeza em um momento tão mágico, mas são tantos hormônios, tantos hormônios e aí são tantas lágrimas, tantas lágrimas!! Affff achei q ia desidratar! Comecei a ficar assim com 10 dias e foi melhorar 20 dias depois! Da mesma forma q veio foi embora! Mas tive uma ajudinha de passiflorine e equilid… Acho super importante falar a respeito e esclarecer as dúvidas, mesmo pq temos q observar se não vira uma depressão!
Bjssss
Fá, é por isso q resolvi compartilhar!!!
Vi, também tenho medo de como será no próximo!!!
Muito dificil passar por isso Lu, só quem vive sabe.
Ká, ainda bem q vc não passou por isso. É super confuso no começo mesmo.
Amanda, ainda bem que passa né? Bjos
Passei por isso com o nascimento dos dois filhos!
Quando o Enzo nasceu , logo que eu cheguei em casa da maternidade, já comecei a chorar! Lembro perfeitamente de um dia que meu marido tinha ido trabalhar e quando chegou em casa me perguntou se estava tudo bem, como tinha sido o dia etc. Quando fui responder não consegui falar, comecei a chorar! Meu marido tentava me entender e me ajudar, mas mesmo assim eu tinha muita vontade de chorar! Graças a Deus ou graças ao meu medico, sabíamos que isto era um descontrole hormonal e logo entrei com a medicação! Meu medico já tinha avisado minha mãe e meu marido na maternidade sobre isso e avisou que era simples e que ao menor sinal era pra gente ligar que ele passaria o medicamento, pra eu não ficar sofrendo e tentando acabar com a ” tristeza ” sozinha!
Passados 4,5 anos depois veio a Sofia e também senti a mesma coisa! Só que com ela comecei a chorar antes mesmo de chegar em casa, na maternidade! Mas nos dois foi tudo ok, fui logo diagnosticada e medicada e tomei o remedio no máximo por dois meses! Ainda bem que tem cura!!!!! Rsssss! Beijos!
Passei por isso, levei um susto e principalmente pq achava que era a única no mundo com isso! Hoje falo sobre esses sintomas com todas as grávidas que conheço. Adorei o blog!
Rê, adorei o post! Acho importante compartilhar experiências assim.
Recentemente até escrevi em meu blog um depoimento sobre isso….não sei se leu, segue o link abaixo:
http://www.tipsformommy.com/2012/09/meu-depoimento-baby-blues.html
Depois que publiquei meu depoimento, muitas leitoras se identificaram com o texto!!!
Beijos,
Minha prima passou por isso, mas superou rápido e hoje está super bem =)
Q bom q passa!!! rs
Debora eu tb faço questão de falar com todas as minhas amigas e não poderia deixar de falar aqui!!!
Mi, vi agora!!! otimo post. É mesmo muito importante tocar no assunto. Pq é velado por muitos.
Podemos ajudar muita gente.
Você recebeu meu ok??
Bjao
Felipe, o importante e estar bem informado. passa mesmo!!! Q bom q sua prima esta bem. Obrigada por participar!!!
Tomara que passe reto dessa, mas se não já sei por que beijo
Passei isso nos dois nascimentos no segundo eu demorei a procurar ajuda pois achava que sairia sozinha e não sai, mas estava mais consciente! Saber que podemos passar por isso ou pela dpp ja é meio caminho andado!!! Nao tenham medo de ter mais de um filho por causa da baby blues ou da dpp pois esses problemas passam e os filhos ficam e nos fazem prosseguir e felizes!!!!
Engraçado!
Só vi hoje esse post por conta do post do Terrible two, também, se eu tivesse já lido, não me lembrava!!!
Passei por isso nos primeiros dias sim! É tão estranho!! Não sabia que isso existia até fazer parte do grupo 4 MOM´s e descobrir e agora lendo seu post, era exatamente isso que eu sentia nos primeiros dias!
E pensava:
“Por que raios estou tão nervosa e triste se estou realizando o meu maior sonho?”
Mas, o que importa é que passou rapidinho!
Como digo, sentia que de três em três meses tudo ia mudando! O Samuel ia aprendendo mais coisas e eu também!
AMEI saber que isso que passei é normal e tem um nome!
Beijo