categorias: Vida de Mãe

Atividade fisica e nutrição na gestação

A influência da nutri­ção e atividade física no período gesta­cional vem recebendo destaque por sua importância na promoção da qualidade de vida e saúde da mamãe e bebe.

A gravidez é um período de intensas modifi­cações no organismo da mulher e mudanças nos habitos alimentares e atividade física podem afetar a quantidade de energia necessária para o desenvolvimento fetal, portanto o acompanhamento nutricional da gestante garante um aporte energético necessário para o controle adequado de ganho de peso materno e fetal, evitando uma possível competição biológica que comprometa o bem-estar de ambos.

As alterações fisiológicas que acontecem na gestação, interferem no metabolismo de todos os nutrientes.  É necessária a reposição adequada na dieta de  carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas A, C, D, E, K, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, sódio, potássio, cloro e iodo.

A gravidez e o exercício alteram o gasto energético, assim como a homeostase cardiovascular e respiratória, e a gestante ativa necessita consumir ao menos 300 calorias por dia a mais do que as 300 calorias já recomendadas para a gestante eutrófica (IMC entre 18,5 -24,9) não ativa, no segundo e terceiro trimestre gestacional.

Outro ponto  importante é a hidratação, que deve estar bem monitorada sempre. A falta de água no organismo pode levar a quadros de  hipertermia ou  desidratação,  interferindo negativamente na saúde da mamãe e do bebê. Se hidratar bem durante a gestação e na prática da atividade física, é ideal para suprir toda expansão de água corporal, mantendo a temperatura do corpo basal.

Na elaboração do cardápio da mamãe, é necessário o entendimento do dia a dia da gestante, seus hábitos alimentares e atividade física que pratica. Essas informações associadas a fatores como peso pré-gestacional, peso atual, estágio da gravidez, condição física, intensidade e duração do treino, darão condições para o nutricionista desenvolver um trabalho personalizado.

Devido a individualidade biológica do ser humano, quanto mais personalizada a dieta e o programa de treinamento, melhor será o potencial de desenvolvimento fisiológico da gestante e do bebê. A seguir explico um pouco sobre cada nutriente e sua função no organismo.

A gestação é uma fase especial onde a mulher busca o melhor para seu bebê. Essa motivação intrínseca representa um excelente momento para melhorar hábitos alimentares e qualidade de vida.

 

atividade-fisica-e-nutricao-para-gravidas-1

 colaboradores- karyna-pugliese Karyna Pugliese, 
  Nutricionista Clínica e Esportiva - CRN 11651,
  Mãe do Ghad de 2 anos.
  www.clinicaolimpiadas.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook