categorias: Vida de Mãe

Alimentos proibidos nos primeiros anos de vida

Resolvi escrever esse post pois antes de ser mãe eu não sabia que existem alguns alimentos proibidos para as crianças pequenas por riscos de alergia ou intoxicação.

Sempre que posso tento explicar as pessoas da família e divulgar, porque muita gente não tem essas informações.

Lembrando, existem vários alimentos que não DEVEMOS oferecer, mas essa lista não diz a eles. (ficam para um próximo post)

Aqui estão os alimentos PROIBIDOS pelos pediatras e a idade correspondente:

  • OVO: melhor dizendo, a clara do ovo. Pode causar alergias no bebê, e por isso deve ser introduzida aos poucos a partir da liberação do pediatra. Aqui aconteceu com o Murilo aos 8 meses. Além disso, é importante evitar alimentos e preparações que contenham em sua composição, como bolos, biscoitos, iogurtes e risotos.
  • LEITE DE VACA: Da mesma forma que o ovo o leite de vaca pode causar alergias no bebe. A maioria dos pediatras liberam após o primeiro ano, converse com o seu.Além de não oferecer  nutrientes importantes como ferro e zinco contem altas concentração de proteínas que provocam indigestão e podem causar alergia.
  • MEL: O mel está contraindicado para bebês de até 2 ano de idade, pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, que libera toxinas no intestino causando o botulismo,E como a flora intestinal do bebê ainda não está completamente formada não consegue combater os micro-organismos que contaminam os alimentos, sendo importante evitar o uso de QUALQUER tipo de mel.
  • MORANGO e KIWI: Risco de alergia através dos carocinhos. Introduzir após a liberação do pediatra, normalmente depois do primeiro ano de vida e procurar oferecer orgânicos.
  • AMENDOIM: As frutas oleaginosas como amendoim, castanhas e nozes são alimentos alergênicos, por isso é recomendado EVITAR até os 2 anos de idade e estar sempre atento ao rótulo dos alimentos.
  • ADOÇANTES: Os adoçantes só devem ser dados para crianças de qualquer idade se forem recomendados pelo médico ou no casos de doenças como a diabetes.
  • FRUTOS DO MAR: Devido ao alto risco de alergia também só deve ser oferecido com liberação do pediatra e atenção dos pais.

Mais uma vez volto a dizer, existem vários alimentos que não devem ser oferecidos, entre eles, doces, bolachas recheadas, refrigerantes, embutidos, gelatinas, chocolate, etc…

Mas esses acima estão na lista dos PROIBIDOS e que devem ser introduzidos com calma e autorização do médico.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook