categorias: Vida de Mãe

6 dicas para envolver as crianças na rotina de organização

Olá M@es, tudo bem?

Nós que temos filhos, sabemos que esses pequenos são os responsáveis por boa parte da desorganização da casa, não é mesmo? As crianças geralmente não se importam em guardar seus brinquedos após o uso, colocar as roupas sujas no cesto, levar seus pratos e copos à pia, enfim, tarefas simples do dia a dia que quando não executadas, instalam o caos em nossas casas. As dicas a seguir são para incentivar as crianças a terem responsabilidade com as tarefas do dia a dia, a cuidarem bem de seus pertences e serem participativas no dia a dia da família. Esses hábitos, uma vez desenvolvidos, os acompanharão para toda a vida. O segredo do sucesso aqui, como na maior parte da educação e formação das crianças, é o estabelecimento de ROTINAS, com regras claras e possíveis. Lembre-se: a introdução de um novo hábito deve ser prazeroso, caso contrário dificilmente será aceito e incorporado por elas. Vamos às dicas:

1) GUARDAR SEUS BRINQUEDOS

Desde cedo, as crianças podem aprender a guardar os brinquedos em seus lugares após o uso. Para isso, deve haver incentivo dos pais: evite deixar as coisas para guardar depois, reforce a regra dizendo: “Vamos guardar esse brinquedo antes de sair (ou de dormir, etc).” No começo elas podem se mostrar resistentes, mas em muito pouco tempo, a atitude se tornará automática.

rotina-de-organizacao

2) APRENDER A DOAR:

Explique a necessidade de doações de roupas e brinquedos que não tem mais utilidade. Alguns tem mais dificuldade em separar-se dos seus pertences, mas é importante entenderem a necessidade de liberação de espaço para a chegada de novos objetos. Uma boa época para fazer esse tipo de “faxina” é antes do aniversário ou Natal, épocas em que eles se desapegarão com mais facilidade, em função da ansiedade pelos presentes que ganharão. Aqui também é uma boa oportunidade de explicar a importância social das doações, para que eles entendam que existem pessoas menos favorecidas que farão ótimo proveito do que receberem.

rotina-de-organizacao-2

3) RESPONSABILIDADE BRINCANDO:

Torne as tarefas lúdicas: use caixas coloridas e estampadas com seus personagens preferidos, sinalize-as com fotos e etiquetas ilustrativas, instale um cesto de basquete para roupas sujas, deixe uma bala ou bombom (ou qualquer outro “agrado”) em suas gavetas de vez quando, enfim, use a criatividade para tornar o processo prazeroso.

 

4) COLOQUE REGRAS:

Seja clara em relação ao que espera deles: delimite as regras e incentive, com elogios e pequenas recompensas. Envolva-os em pequenas tarefas dia a dia, como ajudar no preparo das refeições, colocar e/ou retirar a mesa. Estimule-os a escolherem o que desejam fazer, para que seja naturalmente agradável, e não uma obrigação.

rotina-de-organização

5) NÃO FAÇA CRITICAS

Evite criticar caso eles não sejam tão bem sucedidos como você gostaria: explique o que pode ser melhorado e agradeça e elogie a boa vontade; ficar supervisionando os mais velhos durante a execução de uma tarefa também pode incomodar e constranger. Sempre enfatize a importância de ser organizado, e dê exemplos práticos, ressaltando o ganho de espaço e tempo para fazer as coisas que mais gostam.

 

6) INCLUA ORGANIZAÇÃO NA ESCOLA:

Para os que já tem compromissos escolares: incentive a fazerem suas tarefas sempre no mesmo horário, organizarem seu material escolar em pastas e fichários, separarem o uniforme do dia seguinte e arrumarem a mochila com antecedência, evitando atrasos e correrias pela manhã.

rotina-de-organizacao-1

Desejo a todas sucesso nesse processo, lembrando que devemos sempre adaptar as dicas ao nosso modo de vida. Espero que o texto seja útil e proveitoso a todas!

 colaboradores-formaesLuciana Collin, 35 anos, Personal Organizer  
 Graduada e Pós Graduada em Fisioterapia,  
 Graduada e Mestre em Moda, Arte e Cultura 
 Mãe do Thiago, 4 anos.                      
 www.organizecomestilo.com
 Instagram: @organizecomestilo
 Facebook: Organize com Estilo

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook