categorias: Vida de Mãe

5 cuidados que você precisa ter com o sono do seu bebê

  • Preparação do ambiente:

O local onde o bebê vai dormir precisa ser aconchegante e nos primeiros meses, minha dica é o ninho. Quando tive o Miguel eu não conhecia essa técnica mas dessa vez já providenciei desde quando o Murilo chegou em casa.

A técnica consiste em literalmente montar um ninho dentro do bercinho.

Você precisará de uma tolha de banho grande e um cueiro.

Enrole a toalha e posicione em formato de U.

sono-do-bebe

Depois acomode o cueiro, prendendo  as pontas por baixo da toalha, formando o ninho para seu bebê.

sono-do-bebe-1

sono-do-bebe-2

sono-do-bebe-3

O Murilo dormiu os primeiros 2 meses numa caminha portátil em cima da nossa cama. (com o ninho). Depois foi para o berço.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

  • Diferenciar as sonecas do sono noturno:

Precisamos deixar que o bebê sinta a diferença entre o dia e a noite. Portanto durante o dia não se preocupe com barulhos, deixe o ambiente iluminado e durante a noite faça o contrario. Procure manter a iluminação baixa e o silencio. Importante, ao amamenta-lo na madrugada evite interação com o bebe, não brinque, não converse.

  • Entenda os sinais de sono do bebê:

Nas primeiras semanas de vida, o bebê não fica muito tempo acordado. Portanto não espere muito para coloca-lo para dormir, pois ele estará tão cansado que não conseguirá dormir sozinho.

Preste atenção nos sinais de cansaço: os bebês costumam resmungar, esfregar os olhos ou até mesmo chorar.

Ao notar os primeiros sinais já coloque no carrinho ou no berço para que ele adormeça sozinho. Caso não consiga nine ou coloque para dormir da forma como está acostumada.

 

  • Estimule a independência para que ele adormeça sozinho.

Esse item eu sei que é muitoooooo difícil!!! (siga SEMPRE seu coração)

Nos três primeiros meses acontece a chamada extero gestação que nada mais é que a continuidade da ligação mãe, bebê como era no ventre materno. O bebê é imaturo demais para toda essa mudança.

Durante a gestação ele estava envolvido pelo útero e ficava aquecido e apertadinho, sendo balançado a cada movimento da mãe. Por isso depende de cada bebê essa adaptação ao mundo aqui fora!

Durante esse inicio da vida deles, minha dica é: fique sempre com o bebê junto ao corpo. Não se importe muito com as regras. Mantenha a calma e transmita esse sentimento para o bebê. Não importa o que aconteça deixe-o entender que você estará ao lado dele todas as vezes que for solicitada.

Aos poucos estimule com que ele adormeça por conta própria. Colocando-o no berço quando ele já apresentar sinais de sono, mas ainda estiver acordado, mesmo que você tenha que permanecer ali com um carinho ou fazendo o barulhinho do: shiiiiii

 

  • Rotina:

Procure manter os hábitos e a ordem como as coisas acontecem. Isso facilita a percepção do bebê para os acontecimentos, diminuindo assim a ansiedade e os possíveis medos.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook