categorias: Vida de Mãe

10 programas infantis para assistir com seu filho

Sabemos que a TV é um conflito; muitos pais optam por manter as crianças distantes. Mas acreditamos que pode ser um bom programa, desde que feito sempre em família.

Hoje selecionamos algumas opções.


É sempre uma preocupação materna saber que tipo de informações os programas infantis estão ensinando aos seus filhos.

1 – Peixonauta

Paixonauta é um desenho nacional que tem um peixe astronauta como personagem principal. Junto com seus amigos, o peixinho ensina as crianças sobre ecologia e sustentabilidade. Além disso, o tema amizade sempre está presente. Na segunda temporada da série, a produção se juntou a dupla Palavra Cantada, já famosa por fazer canções infantis. Da união surgiram músicas originais para o desenho que ajudam as crianças a aprenderem de forma mais fácil através de diferentes ritmos. O desenho está no ar também pelo Discovery Kids.

2 – Os Padrinhos Mágicos

O desenho conta a história do menino Timmy Turner que era maltratado pela babá e um dia recebe a visita de seus padrinhos mágicos, Cosmo e Wanda. Os dois realizam diversos desejos de Timmy, menos os que violam o livro das regras, ajudando o menino a sair de diferentes situações. É um grande sucesso entre as crianças até a pré-adolescência. Os episódios passam nos canais da Disney e na Nickelodeon.

3 – O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo é um filme nacional muito bonito e sensível. Ele é bem diferente dos desenhos americanos que estamos acostumados. Os traços foram desenhados a mão e alguns detalhes construídos com corte e colagem de papeis. O menino em questão parte numa viagem pelo mundo para encontrar seu pai e se depara com a cidade grande, suas dificuldades e muitas novidades. O longa é praticamente sem diálogos. As poucas conversas que tem são feitas em uma língua inventada para o próprio filme, ela é uma versão do nosso português com as letras em outra ordem. É interessante para todas as idades.

4 – Castelo Rá-Tim-Bum

O clássico nacional Castelo Rá-Tim-Bum continua no ar pela TV Cultura. As aventuras, que já conhecemos, de Nino e seus amigos podem ser diversão também para seus filhos. Além de todo o mundo mágico que envolve a história, os pequenos aprendem muito com músicas divertidas e aventuras vividas pelas inúmeras criaturas que habitam ou passam por lá. E também vibram todas as vezes que Nino e sua família conseguem se livrar do especulador imobiliário que pretende demolir o castelo.

5 - PeppaPig

PeppaPig é uma produção inglesa que ensina as crianças pequenas a lidar com situações do dia a dia. Através da porquinha Peppa, sua família e amigos, o programa aborda temas específicos em cada episódio como amizade, trabalho dos pais, energia elétrica, hora de dormir, arrumar o quarto, dentre outros. Sua linguagem fácil é ótima para prender a atenção das crianças menores. Está no ar no Brasil atualmente pelo Discovery Kids.

6 - Austin e Ally

Um grande sucesso entre os pré-adolescentes e adolescentes são as séries da Disney e com Austin e Ally não é diferente. A série conta a história de Austin, um menino que quer se tornar um cantor famoso e um dia conhece Ally, uma ótima compositora. Os dois se juntam para criar novas músicas e fazer sucesso na internet. Porém, o caminho da fama não é tão fácil e eles encontram muitos desafios pelo caminho. A parte cômica da série fica por conta de seus melhores amigos, Dez e Trish, que são duas figuras muito atrapalhadas. É uma boa desculpa para passar um tempo com seus filhos que já não são mais tão crianças.

7- Malévola

Baseado no filme A Bela Adormecida, o filme conta a mesma história, só que dessa vez contada na versão da Malévola. Pelos olhos dela, a trama é bem diferente e mágica. No começo ela era uma fada boa, porém uma traição a fez lançar a terrível maldição sobre a princesa. É uma excelente maneira de mostrar as crianças que as pessoas são más por algum problema que aconteceu na vida delas e nem sempre por que querem ser más.

8 – Uma Aventura Lego

Lançado em 2014, o filme conta a história de Emmet, um homem comum e trabalhador que vive sua rotina como todos os outros, até que é confundido com o salvador dos Legos. Sua vida muda completamente e ele precisa se tornar alguém excepcional. O desenho é encantador, emocionante e cheio de lições de vida para crianças e adultos. Além disso, tem participação especiais, e muito divertidas, de outros desenhos como Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha e até personagens da saga Star Wars.

9 - Como Treinar Seu Dragão

Como Treinar Seu Dragão é um ótimo filme para ensinar as crianças a lidar com dificuldades. Ele mostra a vida de Soluço, um menino que mora num país onde os grandes heróis são aqueles que matam dragões. Porém, ele não se encaixa muito bem na sociedade por ser desajeitado e não querer matar os animais. Soluço acaba conhecendo um dragão sem querer e, ao invés de acabar com a vida dele, tornam se melhores amigos. O filme tem grandes lições de amizade, de como lidar com diferenças e também com a deficiência física.  Em 2014, foi lançada a continuação, Como Treinar Seu Dragão 2, que aborda os mesmos temas e novos desafios. Os dois filmes estão disponíveis no Now da Net, assim como outros programas aqui citados. E, se seu filho já não para mais na frente da televisão, não tem problema, ele pode assistir pelo iPad online.

10 - Frozen – Uma Aventura Congelante

Esse com certeza você já conhece ou pelo menos ouviu falar. Não dá para escapar, é um dos preferidos das crianças ultimamente. Diferente dos clássicos Disney, a trama das irmãs Anna e Elsa aborda o tema amor de forma mais natural e cotidiana.  Ensina as crianças a não confiar em estranhos, enfrentar seus medos e cuidar de seus amigos e parentes. É uma história emocionante e surpreendente para todas as idades.

Texto colaborativo:  Mirella Boreli

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook