categorias: Vida de Mãe

10 dicas para escolher a escola do seu filho

Olá meninas,

Sabemos que a decisão da escolha da escola dos pequenos envolve inúmeros fatores, mas o que queremos com esse post é citar alguns pontos que vocês precisam pensar e colocar na balança antes de realizar a matricula.

1)  Pesquise e busque referências:

Não existe um limite de escolas que você deva visitar antes de fazer sua escolha. O importante é você se sentir bem e encantada. Mas além das primeiras impressões é preciso buscar referências. Faça uma lista e converse com outras mães. Nessa fase o ideal é ter o maior numero de indicações possíveis, analise todas as possibilidades e anote suas prioridades.

2) Custo:

Manter um filho na escola nos dias de hoje é algo pesado e que demanda um planejamento. Não adianta escolher uma escola que não cabe no seu orçamento e sofrer depois. Portanto, nossa dica é que você primeiro estipule uma faixa de valor que pode gastar e enumere as escolas que estão dentro.

Não esqueça de contabilizar os passeios oferecidos durante o ano, os materiais usados e o uniforme.

3) Localização e Horários:

Sei que muitas podem discordar, mas eu sou do time que acredita que escola boa, é escola perto de casa ou do trabalho dos pais. Facilita a rotina, por que sabemos que levar e buscar no transito da nossa cidade necessita além de muita paciência um planejamento extra caso o trajeto seja mais longo; e em casos de emergência, estamos por perto. É importante também buscar uma escola que atenda seu horário, para pais que trabalham fora é essencial saber a tolerância para entrada e para a saída.  Devemos sempre perguntar como fica por exemplo se por acaso você atrasar pra buscar.

4) Faça uma visita:

Quando sua lista de opções estiver montada, agende visitas em cada uma delas. De preferencia por conhecer as escolas em seu horário de funcionamento e caso isso não seja possível repense se é mesmo a melhor opção. Observe a segurança, se tem escadas, como são os brinquedos no parquinho. Não esqueça de levar uma listinha com perguntas, aproveite o momento e tire todas suas dúvidas.

6) Principios:

Não tenha duvidas em escolher a escola que tenha mais semelhanças com o estilo de vida da sua família e do seu filho. Não busque opções fora da realidade de vocês.

Lembre-se que a escola deve ser a extensão da sua casa. Impossível dar certo se forem completamente diferentes.

7) Calendário e Alimentação:

Essa observação é muito importante para que não hajam  frustrações futuras.

Pergunte sobre o calendário e datas comemorativas. Muitas escolas não comemoram o dia das mães ou dia dos pais e sempre vejo isso como motivo de reclamações nas rodinhas de mães. Existem também escolas que tem comemorações pequenas e outras grandiosas gerando um custo extra que pode assustar no fim do ano.

Como é realizado os aniversários na escola? Pode trazer alimentos de fora? os pais podem ou não participar?

A alimentação é um item muito importante: quando oferecida pela escola é normalmente baseada com orientações de uma nutricionista, facilitando a introdução de alimentos saudáveis e balanceados. Quando a criança pode levar seu lanche de casa, se prepare pois as familias são diferentes e claro irão surgir pedidos inusitados após determinada exposição a alguns alimentos.

8) Pessoas:

Além da infraestrutura que a escola oferece o mais importante são as pessoas. É com elas que seu filho passará grande parte do tempo.

É difícil avaliar antes de frequentar realmente,  mas observe a recepção, o segurança, a diretora, a educadora. A forma como foi tratada ao telefone e pessoalmente.

A equipe é suficiente? Qual número de professoras e auxiliares para determinada quantidade de crianças?

9) Leve as crianças:

Se depois de visitar algumas opções da lista ainda tiver duvidas, leve seu filho para conhecer e sinta sua reação.

10) Siga seu coração:

Lembre-se que a escola deve passar não só o conteúdo adequado mas transmitir valores.  Leve em consideração TODAS as suas anotações mas siga seu felling de mãe e não tenha medo de trocar caso tenha feito a escolha errada.

Boa sorte!!!

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook