categorias: Vida de Mãe

10 Dicas para ajudar as crianças a desenvolver hábitos saudáveis

Você pode ajudar seu filho a desenvolver hábitos saudáveis logo cedo que lhe trarão uma vida de benefícios.  Como mãe ou pai, você pode incentivar o seu filho a avaliar as escolhas alimentícias e desenvolver o habito de praticar atividades físicas.  Aqui estão algumas dicas para você começar essa jornada:

1) Seja um bom exemplo 

Você não tem que ser perfeita o tempo, mas se seus filhos veem você comendo direito e se exercitando, eles notarão os seus esforços. Você passará a mensagem de que cuidar da saúde é importante para sua família.

2) Mantenha as coisas positivas

Crianças não gostam de escutar o que eles não podem fazer, faça o oposto, diga a eles o que eles podem fazer.  Mantenha as coisas divertidas e positivas.  Todos gostam de ser reconhecidos por um trabalho bem feito.  Celebre o sucesso e ajude as crianças e adolescentes a desenvolver uma auto estima positiva.

3) Faça a família inteira se mexer 

Planeje atividades para toda família se exercitar juntos.  Andem a pé, de bicicleta, façam jardinagem ou brinquem de pega pega no jardim, Todos se beneficiarão com o exercício e com o tempo que passarão juntos.

4) Seja realista

Determinar metas realistas e limites são o segredo do sucesso quando se adota uma nova atitude ou comportamento.  Pequenos passos e mudanças graduais podem fazer uma grande diferença na sua saúde com o passar do tempo, então comece devagar e sempre.

5) Limite TV, vídeo Game e tempo no computador 

Esses hábitos levam ao sedentarismo e ao consume excessivo de “junk food,” o que aumenta o risco de obesidade e doença cardiovascular.  Limite tempo em frente a TV/Vídeo Game/Ipad a 2 horas por dia.

6) Incentive atividades físicas que eles realmente gostem 

Toda criança é única. Deixe seu filho experimentar diversas atividades diferentes até encontrar uma que ele/ela realmente ame fazer. Eles praticarão por mais tempo o que eles realmente amarem fazer.

7) Escolha recompensas verdadeiramente gratificantes 

Não recompense as crianças com TV, vídeo game, balas ou outras besteiras por um trabalho bem feito. Encontre outros meios para celebrar um bom comportamento.

8) Transforme a hora do jantar na hora da família 

Quando todo mundo senta junto para comer, existe menos chances da criança comer as comidas erradas ou comer fora de hora.  Envolva seus filhos no planejamento e na preparação da refeição.  Assim todos desenvolvem bons hábitos alimentares juntos e o tempo de qualidade com a família será um bônus adicional.

9) Transforme a leitura de rótulos em um jogo 

A família toda irá aprender o que é bom para a saúde e se tornar mais consciente do que consome.  É um habito que ajuda a mudar o comportamento para a vida toda.

10) Envolva-se  

Seja um defensor da causa por crianças mais saudáveis. Insista em boas escolhas alimentares na escola. Certifique-se que os profissionais de saúde de seus filhos estejam monitorando indicadores cardiovasculares, como IMC, pressão arterial e colesterol. Contate funcionários públicos em assuntos do coração. Faça sua voz ser ouvida.

 

Texto original aqui

 

 juliana-solano-colaboradoraJuliana Solano,
 Finanças e gestão de empresas pela Boston University 
 Empresária, corretora de seguros e tradutora
 Mãe do Gabriel, 4 anos

Imagem capa: www.shutterstock.com

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook