categorias: home, Mãe da Semana

Renata Cantáfio

Renata Cantáfio

Essa foto que postei é do primeiro aniversário do meu filho! Já que a festa é para os pais, escolhemos um tema bem diferente e foi demais!

Desde que este site foi criado aguardava ansiosamente por este dia!!! Eis que, para minha surpresa, o convite para ser a MOM da semana chegou num dia super inesperado cuja correria era dominadora. Fiquei super, mega, ultra e master contente por poder fazer parte de mais esse momento no grupo que tanto tenho carinho! AMO ESSE GRUPO TODOS OS DIAS! Rs

Tem dias que não consigo nem chegar perto dos comentários face à correria do dia-a-dia e quando posso, corro para ver os posts atrasados para rir, emocionar-me, colocar-me no lugar das pessoas e se possível passar um pouco da minha pequena, porém contributiva, participação! Correta ou não, é o que tenho de experiência e cabe à cada uma de nós passarmos a peneira nas coisas que nos falam para absorvermos o que é necessário!

Não me sinto jamais a “Dona da Verdade”, mas sempre amei ajudar ao próximo da maneira como posso e nesse grupo, sinto-me ajudando muitas MOM´s e sinto-me ajudada também!

Obrigada por fazerem parte dos meus dias!

Passo agora a contar um pouco sobre o mundo mágico que aprendi a vivenciar com a maternidade!

O meu maior sonho na vida, além de casar-me com uma pessoa que me completasse, era ser mãe! Consegui esses êxitos, com sucesso e, sinto-me realizada e feliz! Pelo menos nesses dois pontos da minha vida, pois tenho tantos sonhos ainda…

Bem, tenho um probleminha na coluna que constatei e tive a notícia de que teria que tomar um remédio que me impossibilitaria de engravidar durante a ingestão e por mais, no mínimo, 6 meses após interrompê-lo!

Comecei tomando o dito remédio por 1 mês e todos os dias me perguntava quando é que eu poderia completar meu segundo sonho já que o primeiro eu tinha conseguido realizar! Só para a curiosidade, sou casada com o Gean, que conheci fazendo a minha primeira tatuagem (fiz a tattoo com ele e deu no que deu – rs), nos casamos e o amo todos os dias mais e mais! Quem nos conhece sabe como somos um com o outro! Bem, mais isso é outra coisa, estamos aqui para falarmos de maternidade! Rs…

Continuando…

Até que me sentei com meu marido e decidimos que iríamos, finalmente, aumentar a família! Milhares de coisas passaram pela cabeça quando tomamos essa decisão! E agora? Será que vou conseguir? Vou saber ser mãe? E esposa + mãe? E meu casamento será que vai mudar? E meu trabalho? Enfim…

Decisão tomada, não contamos nada para ninguém e assim seguiu até que percebi que algo havia mudado! Comprei o teste de farmácia, fui no banheiro do trabalho e aguardei ansiosamente as 2 listinhas aparecerem!

E lá estavam as duas vermelhinhas e emocionantes! Ria e chorava sozinha com a vontade de sair gritando para todo mundo que eu iria ser MÃE!

Comprei um sapatinho, fiz uma carta para meu marido e cheguei em casa toda serelepe para contar a novidade mais intensa de nossas vidas!

Para as avós, compramos xícaras escritas “Eu amo minha vovó” e demos de presente para elas! Reações diversas e que jamais iremos nos esquecer!

Assim seguimos!

Entretanto, fazendo o acompanhamento com um Ginecologista que eu havia conhecido um pouco antes de engravidar já que o outro que eu ia há anos resolveu não aceitar mais meu convênio, o novo Ginecologista chegou no 8º mês de gestação e jogou uma bomba no meu colo dizendo:

– “Não sei se já comentei com você, mas anualmente, em janeiro, faço uma viagem familiar e não vou fazer seu parto”.

Gente! Cai das pernas! Como assim viagem anual e só agora eu estava sabendo? Que falta de profissionalismo era aquela?

Bem, fiquei desesperada e horrorizada!

Já faziam 2 consultas que ele não pedia exames para fazer e eu, marinheira de primeira viagem, achei tudo normal! Nem ultrassom ele havia pedido!

E como digo, parece que Deus interfere nas melhores horas na minha vida e tirou o tal médico que estava “cuidando” de mim se é que assim posso dizer!!!

Conheci, por indicação, uma GO que me pegou no fim de tudo e disse-me que ela viajaria no fim do ano, mas que estaria com o celular dela sempre ligado! Ela ficou indignada pois uma série de exames ainda estavam pendentes! Não me recordo o nome, mas tinha aquele que só faz no cérebro do bebê, enfim, que devemos fazer no fim da gestação, dentre outros…

Fiquei de passar tudo por e-mail já que estava em dezembro e eu estava na reta final do 8º mês e ela estaria viajando! A previsão para nascer era até dia 19.1.2011.

Para a minha sorte, tudo estava bem, mas no exame do ultrassom o médico que o fez observou que eu estava na 36ª semana, mas o bebê estava com tamanho de 34 semanas e que era para eu falar para a minha GO acompanhar!

Passei o e-mail para a nova GO, porém não sei por que, o e-mail não foi!

Fim de ano, Natal, Ano Novo… a GO ligou perguntando-me dos exames! Ela não os tinha recebido! Portanto, não sabia dessa diferença!

Passei na hora os exames e às 21h00 toca meu telefone e era ela toda preocupada com essa diferença e dizendo que eu tinha que ir para o hospital fazer um novo ultrassom para ver a situação, nesse meio tempo, eu já estava com 38 semanas!

Fui para o trabalho sem falar nada para ninguém, deixei tudo zerado na minha mesa, tudo em ordem e saí meio dia apenas avisando ao meu chefe que iria fazer novos exames para ver como estavam as coisas já que havia 50% de chance de estar tudo normal (ou não)!

Dia 5.1.2011, cheguei no hospital entre 12h30/13h00 e só consegui realizar o exame às 18h30! Imagine minha ansiedade e meu coração!

Constatou então que eu estava com 38 semanas e o bebê com tamanho de 36! Ou seja, a diferença ainda existia!

Ligaram para a GO e ela disse:

“- Tem que nascer hoje!”

Não havia lugar no hospital!

A GO disse para o hospital que tinha que nascer que já era risco e me perguntaram se eu me importava em dormir na sala da operação já que não havia lugar no hospital!

Se era para o bem do bebê e meu, não importava onde dormir! Queria que tudo se resolvesse da melhor maneira!

21h30 cirurgia marcada e lá estávamos eu e meu marido, as avós e avô sendo presenteados com a pessoinha mais linda que mudaria nossa maneira de ver e curtir a vida!

Ah! A GO disse:

“- Tinha que ser hoje Renata! Sua placenta está madura e não estava mais passando alimento para o bebê! Tinha que ser hoje, senão…”

Acredito muito que Deus está quase sempre no lugar e hora certos e conosco foi assim! Deus colocou essa GO na minha vida para me dar uma nova vida com saúde!

Agradeço todos os dias por meu filho existir em nossas vidas e por ele ter nascido com saúde!

Eu era: Mais ansiosa, desastrada e quase completa!

Depois da maternidade, eu sou: Desastrada, mas não com o meu filho – rs, apaixonada e encantada por entender o amor incondicional e diferenciado que aprendemos a ter quando somos mães!

Quantos filhos e quais as idades: 1 filho de 1 ano e quase 1 mês

Trabalha: Ô! Tenho que trabalhar para poder proporcionar um futuro melhor para meu pequeno e para nós, sempre!

Em caso positivo, onde fica o bebê: Com o marido e na escolinha.

Por que optou por isso: Na verdade o sonho de todas nós é cuidar em tempo integral de nossos pequenos, porém, nem sempre isso é possível! Pelo menos no meu caso não é! E vou falar! Não me arrependo em nada! Sinto que o meu filho curte ir para a escolinha, curte um novo ambiente e curte a rotininha dele! Foi o melhor negócio, mas que dá vontade de jogar tudo para o alto para ficar integralmente com ele, isso dá!

Você é casada há muito tempo: Casei-me em 2008.

Namoraram muito tempo: Estamos juntos desde 2003.

Você sempre comenta que não sai sem o seu marido, ele é ciumento: Não! Não é questão de ciúmes, mas na verdade nunca cogitamos isso! Somos unha e carne e nunca conseguimos sair um sem o outro! Nossos amigos nos conhecem e também não nos imaginam um sem o outro! Não sinto falta em sair sem ele! Parece que fico incompleta! Tanto ele, como eu, não sentimos essa necessidade (pelo menos nunca sentimos até então)! Não consigo me imaginar sem ele e vice-versa num lugar cheio de amigas, por exemplo! Somos assim desde sempre! Já saímos e não gostamos da experiência! Parece que falta um pedaço de mim sem ele! E, hoje em dia, sair sem meu marido e meu filho, piorou ainda mais! Rs Não consigo!!!

E você, é ciumenta: Diria que sou comedida! Tenho ciúmes, mas nada doentio! Aliás, se eu fosse ciumenta ele não seria tatuador! Rs… Como em todo ambiente de trabalho, há gente/cliente que não tem noção! Mas, nada que seja terrível!

Melhor distração: Ver meu pequeno crescer, evoluir e aprender coisas rapidamente. Além disso, amo assistir filmes com o marido cinéfilo!

Ícone: Tenho muito orgulho de ter uma mãe como a minha! Na verdade, depois da maternidade, consegui entender o que minha mãe sente por mim e aprendi a respeitá-la ainda mais! Minha mãe sempre foi muito guerreira e cuidou de mim e do meu irmão praticamente sozinha! Perdi meu irmão quando ele tinha 21 anos de idade, num acidente de rapel e puder ver minha mãe fazer da tristeza que ela sentia uma trajetória invejável! Minha mãe é “meu herói” e espero ser assim para o meu filho também! Pretendo colocar em prática o que aprendi de bom e melhorar as coisas que não concordei na minha educação!

Ser feliz é: Conseguir colocar-me no lugar das pessoas para tomar as decisões mais sensatas! Ter saúde, aproveitar a oportunidade de ser mãe e esposa e, claro, ser uma 4 MOM – rs.

O maior sonho: Poder realizar todos os meus sonhos!

Horas de sono por noite: Hoje me dia, consigo dormir a noite quase que inteira, mas de 5 a 8 horas por noite (dependendo da noite)!

Que horas curte o marido: Sempre que podemos nos curtimos muito, seja cuidando do nosso pequeno, fazendo a janta juntos, arrumando a casa juntos às vezes, durante as refeições, à noite só nos dois, enfim, para mim, o amor sempre está em nossa volta! Hoje, curtimos muito a 3!

Uma dica para as futuras mom´s: Calma, você e seu bebê estão se conhecendo por mais que os 9 meses tenham sido apenas de vocês!

Senti que de 3 em 3 meses as coisas vão mudando! O começo é punk e a gente pensa que está no limite, mas depois o aprendizado é mútuo entre você e o bebê e as coisas se acalmam!

Se pretende amamentar, use bico de silicone no primeiro mês para não sofrer com as “pegadas” esfomeadas – rs.

Por fim, paciência com os palpites mil que vão te dar!

Uma receita infalível para os pequenos: Acho que não há receita infalível! Cada bebê tem sua personalidade, mas se eu puder dar uma dica, tente seguir uma rotininha para que o bebê saiba que chegou a hora de brincar, comer, tomar banho, dormir…! O começo pode não dar muito certo, mas nunca deixei meu bebê chorando no berço sozinho! Isso me corta o coração! Como disse acima, de 3 em 3 meses as coisas mudam e dá tempo dele aprender que chegou a hora de fazer a rotina acontecer!

Um programa inesquecível com o pequeno: O dia em que saímos do hospital e fomos para casa com o pequeno! Esse dia ficará marcado para sempre na minha memória! Sentimentos mil e inesquecíveis!

A viagem perfeita com os pequenos: A nossa primeira e única viagem até agora em família foi nesse começo de ano para um Hotel Fazenda indicado por uma 4 MOM! Pretendo ainda viajar para outros lugares, mas essa viagem ficou registrada no coração!

Renata por Renata… Sou sincera e às vezes até demais, tento sempre ser correta, amiga e ver o lado bom das coisas! Sou um pouco Pollyanna e sonhadora! Acredito que todo mundo tem um lado bom no coração, acredito demais nas pessoas e já me ferrei por conta disso, mas não consigo mudar!

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

50 comentários

  1. mariana negrão

    Linda história… amei

  2. Fabiola Donato Trevisan Thamer

    Amei ler sobre sua vida.
    Muito lindo o amor entre vc e seu marido, coisa rara hoje em dia.
    Desejo que continue assim sempre !
    Bjs

  3. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu mariana negrão

    Obrigada por deixar aqui seu recadinho!
    Beijocas

  4. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Fabiola Donato Trevisan Thamer

    Fabiola, obrigada por ler e comentar!
    Eu amo mesmo meus amores – rs…
    Beijo

  5. Roberta Marcucci

    Re, adorei! A gente consegue “sentir” o amor que vc descreve!
    Parabéns flor que sua história continue assim… Sucesso!!!!
    Bjos no coração

  6. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Roberta Marcucci

    Oi Rô!
    Obrigada lindona!
    Que bom que passei um pouco de mim para vocês!
    Super beijo e valeu por comentar!

  7. Mariana Rascassi

    Entrei pq vi pelo FB. Nem sabia do que tinha passado… linda a sua história e vc merece toda essa felicidade. Você é especial! Parabéns por tudo. Um super bjo Mari

  8. Polyana Pinheiro Brizolla

    Lindeza! Adorei!!!!!!!
    Ainda mais que tem um lado Pollyana de ser!!!

    Beijos no coração 🙂

  9. Beth

    Re,

    Linda história, lindo amor!
    Hah, se houvessem no mundo mais histórias de amor e cultivo da paixão como a sua….

    beijos,

    Beth

  10. Ana Carini

    Que maravilhooooosa a sua festa! Nossa, fiquei impressionada. Me deixou babando pois estou pragramando uma festinha bem assim para o meu filho, do Star Wars. Ele ama!
    Parabens mesmo, esta de muito bom gosto, e ja me deu varias ideias para decorar.

    Bjs.

  11. Claudia Taylor

    Parabens pela linda historia .beijos

  12. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Mariana Rascassi

    Mari que demais você deixar aqui um comentário!
    Obrigada de verdade! Fiquei feliz!
    Um super beijo

  13. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Polyana Pinheiro Brizolla

    Rs rs… pois é! Sempre tive desde pequena!
    Amei seu comentário! rs…
    Pollyana com Polyana se entendem! rs…
    Beijocas

  14. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Beth

    Beth querida!
    Obrigada pela mensagem!
    Ainda acredito que as pessoas possam ter mais amor no coração! Será que um dia esse sonho também se concretiza?
    Espero! rs…
    Beijo e obrigada por comentar!

  15. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Claudia Taylor

    Obrigada Cris!
    Amei ser convidada para escrever um pouco sobre mim!
    Beijo e valeu mesmo!

  16. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Claudia Taylor

    Ops… vi Taylor e achei que fosse a Cris… sorry!
    Obrigada Claudia por comentar aqui!
    Para mim, está sendo uma experiência encantadora poder fazer parte de mais essa dentro do grupo!
    Beijo

  17. Mônica Gameiro

    Amiga e comadre querida!!!
    Apesar de conhecer e acompanhar sua historia com o Gê e a chegada do fofo Samuel, tb não pude deixar de ficar emocionada ao ler seu depoimento.
    Beijos amiga…estará sempre em meu coração.

  18. Gisela S.C Bernardi

    Adorei as suas sábias palavras.
    Bjs

  19. erika molina

    Que lindo!!! Parabens a familia e que Deus abencoe sempre essa uniao! Bjao

  20. Bianca

    Bonito mesmo esse respeito e irmandade entre o casal, coisa rara hj em dia! E eu AMEI o tema da festa de 1 ano, adoooouro quem foge do tradicional.
    Parabéns, um abraço!
    Bianca

  21. Claudia

    Só poderia nascer um fruto lindo pelo amor que existe entre vc e seu marido! Fala sério este médico que iria tirar férias anuais…
    E que bom q Deus te mandou outra médica que pode ver as necessidades reais!!!Felicidades mil para esta familia tão unida! Bjs do Quarteto

  22. Erika obrigada por comentar!
    Beijo grande

  23. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu erika molina

    Olá!
    Muito obrigada por comentar!
    Beijo grande

  24. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Bianca

    Oi Bianca,
    Pois é! Como o primeiro ano a festa é mesmo para os pais e AMAMOS Star Wars, nada melhor do que juntar o útil ao agradável e fugir dos temas usados sempre – eles são lindos, mas nossos filhos com certeza irão escolher alguns dos temas disponíveis no mercado! rs…
    O tema da escolinha foi Pocoyo, mas o da festinha em Buffet foi com a cara dos pais! rs…
    Obrigada por comentar!
    Beijocas

  25. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Claudia

    Fala sério Claudia!
    Como pode saber que é anual o negócio e só me falar no final! Total falta de profissionalismo! Ele deveria ter me avisando antes e daí sim eu poderia escolher ficar ou não com ele! Mas… enfim… tem profissionais e profissionais!!!
    Ah! Beijo do quarteto é bom demais! rs…
    Beijo e mande beijo no quarteto também! rs…

  26. Juliana Solano

    Parabéns, pela linda história e pela família linda que você esta construindo!
    Muita saúde e felicidade para vocês e que todos os seus sonhos se realizem!
    Bjus,
    Ju

  27. Karina Campo

    Amei ! Lindo depoimento !

  28. Tatiana Cantafio Lomonaco

    Prima linda, não sabia do seu dom para escrever! Um momento tão tenso se tornou emocionante….parabéns pela história, pela familia incrivel e pelo amor (a tudo) exemplar.

  29. Cristina Brait

    Adorei. Gde beijo pra vcs! E parabéns pela linda família.

  30. Adriana M Baptista

    Nossa Re! Adorei o modo como vc escreve! Parece que agente ouve voce falar! Adorei sua historia de amor e ver como voce curte e esta apaixonada pela sua familia! Parabens! Adorei!!! Beijao

  31. Bárbara Gandia

    Que máximo, parabéns pela família!!!!
    Adoreiiiii a foto, morri de rir, ficou ótimo, fofa demais. Bjs

  32. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Mônica Gameiro

    Minha amiga que linda!
    Obrigada por ler, comentar e me deixar emocionada também!
    Amo você muuuito!
    Beijo grande

  33. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Gisela S.C Bernardi

    Obrigada!!!
    Beijo e valeu por ler e comentar aqui! 🙂

  34. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Juliana Solano

    Tomara! rs… Aliás, que todos os nossos sonhos se realizem!
    Beijo e obrigada

  35. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Karina Campo

    Oi Karina!
    Obrigada lindona por escrever e ler!
    Beijo

  36. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Tatiana Cantafio Lomonaco

    Prima amada!
    Como bacharel em direito, já que não tirei a OAB, ao menos precisava escrever um pouco direito!!! rs…
    Obrigada por ter deixado aqui o seu recadinho! Fiquei super contente!
    Te amo muito!
    Beijo

  37. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Cristina Brait

    Olá!
    Grande beijo para você também!
    Obrigada por deixar aqui seu recadinho!
    Beijocas

  38. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Adriana M Baptista

    Oi Adri!
    Eu também adorei ler o seu depoimento aqui quando você foi a MOM da semana! rs…
    Beijo e obrigada!

  39. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Bárbara Gandia

    Pois é! Ficamos empolgados demais com essa festa!
    Parecia um mega evento para nós! rs…
    Amamos um grande bocado prepará-la para o nosso filho! rs…
    Obrigada por comentar aqui!
    Beijocas

  40. Karina Lorenzetti

    Adorei o tema da festa, as fantasias….e a linda história de amor!!!!! Pisciana, completamente apaixonada, me emociono sempre com essas histórias….parabéns!!!!!!

  41. Thais Costa dos Santos

    Quanto amor nessa história!!!! Dá realmente para sentir que sua família transborda de amor, felicidade e muita cumplicidade! Que Deus continue abençoando vcs!! Parabéns. Bjs

  42. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Thais Costa dos Santos

    Thais que fofa!
    Que bom que sentiu tudo isso! rs…
    Fiquei feliz!
    Beijo e obrigada

  43. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Karina Lorenzetti

    Karina,
    Obrigada!!!
    Eu também fico super emocionada com cada MOM que escreve aqui!
    Beijo grande

  44. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Ana Carini

    Que demaaaaaaaaaaais!
    Jura que vai fazer Star Wars? Quantos anos ele vai fazer?
    Realmente essa festa foi fantástica e ficamos muito animados com o tema que tanto AMAMOS!!!
    Vocês vão curtir muito!
    Se precisar de dicas, estou à disposição!
    Beijo

  45. Priscilla Juliana Sampaio Soares

    Owwww que linda história, ameiiiii!!!

  46. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Priscilla Juliana Sampaio Soares

    Obrigada Priscilla!
    Valeu por ler tudo e comentar aqui!
    Beijo grande

  47. Déborah

    Oi querida!!!! Cheguei atrasada pq meu note estava em coma e estou de férias sem outro computador, além de um netbook imprestável.
    Parabéns pela sua história. Vc acredita que eu lembro do primeiro post seu que comentei no 4 moms… Vc pedia a receita de um doce de banana sem açúcar!!! E eu disse que falaria com minha mãe, mas depois descobri que o dela tem açúcar! rsrs.
    Vc é uma fofa! Precisamos nos conhecer!
    Parabéns pelo filho lindo e pelo primeiro aninho dele.
    Beijos!!!!

  48. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Déborah

    Déborah só agora que vi o seu comentário! Que fofaaaa!
    Eu também me lembro de ter pedido isso para você! Época em que o 4 MOMs não chegava a 1000 componentes! rs…
    Sou doida para te conhecer também e adoooooro seus comentários e posts no grupo do Face!
    Obrigada por comentar aqui!
    Adoro você!
    Beijo grande

  49. Sandra Jonas

    Renata, antes tarde do que nunca, né?!!! rs!

    Você é assim mesmo, toda serelepe, alegre e disponível!!! Uma fofa que adorei conhecer, meio de raspão, no encontro em Dezembro!

    Preze sempre a felicidade que paira em sua casa, em sua vida! Isso é o mais importante!!!

    beijão!

  50. Renata F. Cantáfio de Souza respondeu Sandra Jonas

    Opa! Com certeza! rs…
    Obrigada Sandra! Sem querer nos conhecemos mesmo e espero que no próximo encontro consigamos conversar mais!!!
    Beijo grande