categorias: home

Organizando as tarefas do lar

 

Hoje no nosso grupo no facebook surgiu um post com pedido de planilha para organizar as tarefas das nossas secretárias do lar.

A MOM Elisete Suziki, nos forneceu.

Esta é uma sugestão, agora é só adptar de acordo com a sua casa.

TODOS OS DIAS

– COLOCAR A MESA DO CAFÉ.
– ARRUMAR AS CAMAS E ABRIR AS JANELAS DOS QUARTOS. DEIXAR OS LENÇÓIS SEMPRE BEM ESTICADOS E COLOCAR A COLCHA DE MODO QUE NÃO ARRASTE NO CHÃO.
– PASSAR PANO ÚMIDO NOS QUARTOS E BANHEIROS.
– LIMPAR ESPELHOS DOS BANHEIROS COM LIMPA-VIDROS E PIAS E LOUÇAS DOS BANHEIROS COM VEJA. LAVAR COPO DE PLÁSTICO USADO PELAS CRIANÇAS PARA ESCOVAR OS DENTES. MANTER JANELAS DOS BANHEIROS ABERTAS E PORTAS FECHADAS.
– AJEITAR OS QUARTOS (GUARDAR AS ROUPAS LIMPAS E SAPATOS QUE ESTIVEREM FORA DO ARMÁRIO, E BRINQUEDOS E ROUPAS DAS CRIANÇAS PELA CASA).
– LAVAR A LOUÇA APÓS AS REFEIÇÕES E LIMPAR A COZINHA. PASSAR ÁLCOOL GEL OU VEJA BIO-ÁLCOOL NA MESA, NA PIA E EM CIMA DA BANCADA. PASSAR PANO COM ÁLCOOL NOS JOGOS AMERICANOS E ESPERAR SECAR ANTES DE GUARDÁ-LOS. LIMPAR O MICROONDAS COM PRODUTO ESPECÍFICO SEMPRE QUE NECESSÁRIO PARA A GORDURA NÃO GRUDAR E EVITAR MAU CHEIRO.
– FECHAR AS JANELAS DOS QUARTOS E VARANDA APROXIMADAMENTE ÀS 18 HORAS, ESPECIALMENTE NO VERÃO, PARA EVITAR A ENTRADA DE PERNILONGOS. FECHAR OS VIDROS SOMENTE SE ESTIVER FRIO.
– FAZER JANTAR CONFORME INSTRUÇÕES.
– AJEITAR A SALA (GUARDAR BRINQUEDOS, ARRUMAR ALMOFADAS, LIMPAR O QUE ESTIVER SUJO).
– LEVAR A ROUPA SUJA DOS BANHEIROS PARA A LAVANDERIA.
– VERIFICAR E TIRAR O LIXO DOS BANHEIROS, QUARTOS E ESCRITÓRIO DIARIAMENTE. SE TIVER POUCO LIXO, RETIRE O QUE TEM SEM NECESSIDADE DE TROCAR SAQUINHO PLÁSTICO.
– VERIFICAR SE HÁ PAPEL HIGIÊNICO NOS BANHEIROS PARA TROCAR E SE HÁ REPOSIÇÃO SUFICIENTE NOS ARMÁRIOS E LATAS PARA QUANDO ACABAR.
– VERIFICAR ALIMENTOS ESTRAGADOS E VENCIDOS NA GELADEIRA E JOGAR NO LIXO.
– TROCAR O LIXINHO DA PIA SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
– COLOCAR O LIXO PARA FORA DIARIAMENTE. SEPARAR EMBALAGENS EM BOM ESTADO E LIMPAS NA DESPENSA PARA SERVIR DE SUCATA PARA AS CRIANÇAS.
– LAVAR GARRAFA E COPO DE ÁGUA DO QUARTO DE CASAL E ENCHER SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
– COLOCAR AS TOALHAS DE BANHO PARA SECAR QUANDO NECESSÁRIO.
– LAVAR E PASSAR ROUPAS CONFORME A NECESSIDADE.
FAXINA
– USAR PRODUTOS ESPECÍFICOS E ADEQUADOS PARA CADA TIPO DE SUPERFÍCIE. NA DÚVIDA, LER AS INSTRUÇÕES DA EMBALAGEM. NÃO USAR LUSTRA MÓVEIS NO PISO DE MADEIRA, E NEM PRODUTOS PARA DILUIR EM ÁGUA DIRETAMENTE NO CHÃO.
– AO USAR O ASPIRADOR DE PÓ SEMPRE MONTÁ-LO CORRETAMENTE, USANDO A PONTA ESPECÍFICA PARA CADA TIPO DE LIMPEZA (TAPETE, PISO, CANTO). NÃO DEIXAR O COMPARTIMENTO DE SUJEIRA MUITO CHEIO PARA NÃO ESQUENTAR DEMAIS E ACABAR QUEIMANDO. NÃO USAR O ASPIRADOR PORTÁTIL PARA LIMPAR O CHÃO, APENAS PARA MESAS, BANCADAS, E CAMAS.
– USAR COM CUIDADO TODOS OS EQUIPAMENTOS DE LIMPEZA, (ASPIRADORES, VASSOURAS, RODOS) PARA QUE DUREM BASTANTE E PARA QUE NÃO DANIFIQUEM O PISO E OUTRAS SUPERFÍCIES.
– VERIFICAR CUIDADOS COM FERRO DE PASSAR, QUE COSTUMA QUEBRAR COM FREQUÊNCIA.
– QUANDO EM DÚVIDA, LER OS MANUAIS DOS ELETRODOMÉSTICOS E ELETROPORTÁTEIS ANTES DE USAR. PREJUÍZOS POR UTILIZAÇÃO INCORRETA SERÃO DESCONTADOS. TODOS OS MANUAIS ESTÃO DISPONÍVEIS NA PASTA AZUL NA COZINHA.
– AO LAVAR LOUÇAS COLOCAR DETERGENTE NA ESPONJA, E NÃO NAS PANELAS.
– TROCAR ESPONJAS E PANOS DE PIA PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS.
– SEGUIR O CRONOGRAMA DE FAXINA SEMANAL:

SEGUNDA-FEIRA:
– QUARTOS CASAL E CRIANÇAS : PASSAR ASPIRADOR, EMPURRANDO OS MÓVEIS QUANDO NECESSÁRIO. CUIDADO PARA NÃO RISCAR O CHÃO AO EMPURRAR AS CÔMODAS, CABIDEIROS, LIXOS E CADEIRAS. LIMPAR JANELAS (VENEZIANAS E VIDRO).
TERÇA-FEIRA:
– SALA: PASSAR ASPIRADOR NO TAPETE E SOFÁ, FLANELA E LUSTRA-MÓVEIS NOS MÓVEIS, LIMPAR PRATELEIRAS, ESPELHO, MESA E REGAR AS PLANTAS.
– PASSAR LIMPA-VIDROS NA MESA DA SALA E NAS JANELAS E PORTAS DA SALA. PASSAR PANO ÚMIDO NAS VENEZIANAS PARA TIRAR O PÓ.
– LAVABO: LIMPAR E TROCAR A TOALHA.
QUARTA-FEIRA:
– TROCAR TOALHAS DOS BANHEIROS E ROUPAS DE CAMA. USAR JOGOS COORDENADOS.
– LAVAR BANHEIROS DE CASAL E DAS CRIANÇAS. LIMPAR OS VASOS SANITÁRIOS E BIDÊS COM PRODUTO PARA BANHEIRO E ESCOVA. LAVAR OS PORTA-SABONETES, PORTA-ESCOVAS E OUTRAS COISAS QUE FICAM EM CIMA DA PIA. LAVAR LIXO DO BANHEIRO.
QUINTA-FEIRA:
– FAZER FAXINA NA COZINHA E LAVANDERIA, PASSANDO PANO NO CHÃO, E LIMPANDO BEM EMBAIXO DOS MÓVEIS. LIMPAR PRATELEIRAS.
– LIMPAR ESCRITÓRIO. TIRAR O PÓ DAS PRATELEIRAS, INCLUSIVE DA IMPRESSORA E COMPUTADOR.
SEXTA-FEIRA:
– LIMPAR VARANDA DA SALA, INCLUSIVE JANELAS DE VIDRO.
– LAVAR UTENSÍLIOS DA COZINHA: FRUTEIRA, LIXO DE PIA, ESCORREDOR DE PRATO E PORTA-DETERGENTE COM UMA ESCOVINHA.
– REGAR AS PLANTAS.
UMA VEZ POR MÊS, ÀS SEXTAS-FEIRAS:
– LIMPAR A GELADEIRA, TIRANDO TODAS AS PRATELEIRAS, A GAVETA E OS COMPARTIMENTOS DA PORTA PARA SEREM LAVADOS.
– TIRAR O TATAME (TAPETE EMBAIXO DAS ALMOFADAS) DA VARANDA PARA LIMPAR O PISO.
– PASSAR PANO EM CIMA DOS QUADROS E NAS PRATELEIRAS MAIS ALTAS.
CRIANÇAS

– SEMPRE DEVEM SER LEMBRADAS DE FALAR “POR FAVOR” E “OBRIGADA/O”
– NÃO GUARDE OS BRINQUEDOS POR ELES. PEÇA AJUDA PARA QUE GUARDEM JUNTOS. ELES SABEM BEM ONDE CADA BRINQUEDO DEVE SER GUARDADO.
– NUNCA DAR BALAS, CHOCOLATES, BISCOITOS, BOLOS E OUTROS DOCES FORA DE HORA, OU SEM AUTORIZAÇÃO.
– OFERECER SOMENTE FRUTAS (SEM AÇÚCAR) DE SOBREMESA.
– NÃO DAR COMIDA NA BOCA E NÃO DEIXAR COMEREM NADA PELA SALA OU PELA CASA. TODAS AS REFEIÇÕES DEVEM SER FEITAS NA MESA, COM AS CRIANÇAS SENTADAS DIREITO.
– “FISCALIZAR” O BANHO.
– NÃO FAZER LIÇÃO DE CASA POR ELES. AS LIÇÕES QUE ELES TRAZEM PARA CASA DEVEM SER ADEQUADAS A CAPACIDADE DELES, SEM NECESSIDADE DE AJUDA DE UM ADULTO.
– LEMBRÁ-LOS DE LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER E ESCOVAR OS DENTES DEPOIS.
– LEMBRÁ-LOS DE APERTAR A DESCARGA SEMPRE QUE FOREM AO BANHEIRO.
– NUNCA OFERECER COMIDA, DOCES OU BALAS COMO PRÊMIO POR BOM COMPORTAMENTO.

CUIDADOS COM AS ROUPAS

– NUNCA DEIXAR ROUPA MOLHADA OU ÚMIDA NA MÁQUINA DE LAVAR OU DE SECAR. DEPOIS FICA UM CHEIRO HORRÍVEL E É PRECISO LAVAR TUDO NOVAMENTE.
– NÃO MISTURAR CORES NA HORA DE LAVAR ROUPAS, NEM NA HORA DE SECAR, POIS AS ROUPAS PODEM MANCHAR E FICAM CHEIAS DE BOLINHAS.
– ANTES DE COLOCAR AS ROUPAS PARA LAVAR É PRECISO VERIFICAR SE HÁ SUJEIRA OU MANCHAS. APLICAR TIRA-MANCHAS, DEIXAR DE MOLHO SE FOREM ROUPAS BRANCAS, E ESFREGÁ-LAS SE NECESSÁRIO ANTES DE COLOCAR PARA LAVAR. OBSERVAR ESPECIALMENTE CAMISETAS DE UNIFORME E COLARINHOS E PUNHOS DAS CAMISAS.
– RESPEITAR OS CICLOS DE LAVAGEM IMPRESSOS NA MÁQUINA PARA ROUPAS BRANCAS, COLORIDAS, TOALHAS, ETC, ETC.
– VERIFICAR AS ETIQUETAS DAS ROUPAS ANTES DE COLOCÁ-LAS PARA LAVAR, SECAR E PASSAR. NA DÚVIDA, LAVE À MÃO, SEQUE NO VARAL E PASSE COM FERRO MORNO.
– NÃO COLOCAR SOUTIENS DE ARAME NA MÁQUINA DE LAVAR, POIS ESTRAGAM.
– USAR A SECADORA DE ROUPAS SOMENTE PARA PEÇAS DE ALGODÃO (CAMISETAS, MOLETONS, TOALHAS, ROUPAS DE CAMA, MEIAS, JEANS, ETC). NÃO COLOCAR COLLANTS, MEIAS DE BALLET, ROUPAS DE GINÁSTICA, MEIAS SOCIAIS, ROUPAS DE LÃ E LINHO, ROUPAS DELICADAS OU COM APLIQUES DE BRILHOS E BORDADOS.
– LAVAR ROUPAS DELICADAS À MÃO, (ROUPAS COM BORDADOS, RENDAS E FITAS, QUE ESTRAGAM NA MÁQUINA DE LAVAR).
– RETIRAR O ACÚMULO DO FILTRO DA MÁQUINA DE SECAR APÓS CADA CICLO DE SECAGEM. SE APÓS SECAR ROUPAS BRANCAS A MÁQUINA FOR UTILIZADA PARA LAVAR OU SECAR ROUPAS ESCURAS SEM FAZER A LIMPEZA, TODAS AS PEÇAS VÃO FICAR COM FIAPOS BRANCOS.
– LIMPAR A MÁQUINA DE LAVAR UMA VEZ POR SEMANA COM ÁLCOOL E RETIRAR O COMPARTIMENTO PARA SABÃO E AMACIANTE PARA LIMPEZA.
– RESPEITAR AS QUANTIDADES INDICADAS NA EMBALAGEM DOS PRODUTOS PARA LAVAR E AMACIAR. SE O FABRICANTE DIZ QUE UMA TAMPA É INDICADA PARA UMA MÁQUINA CHEIA, USAR UMA QUANTIDADE MENOR SE A MÁQUINA NÃO ESTIVER CHEIA. O MESMO VALE PARA O AMACIANTE CONCENTRADO, USAR SOMENTE MEIA TAMPA PARA UM TANQUE CHEIO.
– MANTER O TANQUE DE LAVAR ROUPAS LIMPO PARA QUE POSSA SER USADO PARA LAVAR AS ROUPAS QUANDO NECESSÁRIO.
– PASSAR AS ROUPAS COM CUIDADO, USANDO A TEMPERATURA ADEQUADA PARA CADA TIPO DE TECIDO.
– JUNTAR AS ROUPAS BRANCAS PARA SEREM LAVADAS JUNTAS, EM ÁGUA QUENTE, COM VANISH PÓ BRANCO ADICIONADO AO SABÃO. AS ROUPAS DE BALLET ROSA PODEM SER ADICIONADAS A ESTE CICLO.
– NUNCA LAVAR ROUPAS ESCURAS OU COLORIDAS EM ÁGUA QUENTE. SEMPRE SELECIONAR A OPÇÃO DE ÁGUA FRIA PARA EVITAR DESBOTAMENTO E MANCHAS.
– AO GUARDAR AS ROUPAS, OBSERVE ATENTAMENTE AS GAVETAS E AS ROUPAS QUE JÁ ESTÃO GUARDADAS. SE TODAS AS ROUPAS ESTIVEREM DOBRADAS DO MESMO TAMANHO, A GAVETA FICARÁ SEMPRE EM ORDEM. AS GAVETAS DAS CRIANÇAS ESTÃO DIVIDIDAS EM ROUPAS DE FRIO E ROUPAS DE CALOR.
– DOBRAR AS MEIAS AO INVÉS DE FAZER “ROLINHOS” E MANTER AS GAVETAS EM ORDEM.
– NÃO GUARDAR AS ROUPAS DAS CRIANÇAS EM CABIDES DE ADULTO. (EXCETO PARA CALÇAS DO ALEX E CASACOS GRANDES DE FRIO)
– ROUPAS ESTRAGADAS LAVADAS INADEQUADAMENTE SERÃO DESCONTADAS DO SALÁRIO.
– COLOCAR OS CABIDES SEMPRE VIRADOS PARA O MESMO LADO, USANDO CABIDES IGUAIS SEMPRE QUE POSSÍVEL.
– AO GUARDAR AS CAMISAS DO DR. ANDERSON COLOCAR SEMPRE DA ESQUERDA PARA A DIREITA, E NÃO NO MEIO DO ARMÁRIO.
– GUARDAR APENAS UM JOGO DE TOALHAS EM CADA PILHA, SEM MISTURAR.
– USAR SOMENTE SABÃO EM PÓ NA MÁQUINA DE LAVAR.
– COMO PASSAR E DOBRAR UM LENÇOL DE ELÁSTICO:
O PRIMEIRO PASSO É VIRAR O SEU LENÇOL DO AVESSO E ENCAIXAR AS SUAS MÃOS EM CADA UMA DAS EXTREMIDADES DO LENÇOL. DEPOIS VOCÊ DEVERÁ COLOCAR UMA EXTREMIDADE DENTRO DA OUTRA DE UMA MANEIRA QUE FORME UM TIPO DE BOLSO. VOCÊ PERCEBERÁ QUE OS ELÁSTICOS ESTÃO SE ALINHANDO. AINDA COM UMA DAS MÃOS DENTRO DO “BOLSO” TRAGA AS OUTRAS DUAS EXTREMIDADES DE SEU LENÇOL PARA JUNTO DAS OUTRAS. FAÇA DE UMA MANEIRA QUE FIQUE CADA UMA DAS PONTAS SOBRE O BOLSO. CONTINUE COM OS ELÁSTICOS ALINHADOS E COLOQUE O LENÇOL SOBRE UMA SUPERFÍCIE LISA. OS ELÁSTICOS DEVEM FICAR VIRADOS PARA CIMA. EM SEGUIDA PASSE O FERRO POR SOBRE AS PARTES QUE ESTÃO A MOSTRA DO LENÇOL E PERCEBA COMO É BEM MAIS FÁCIL PASSAR ESSE TIPO DE LENÇOL DESSA MANEIRA. UMA FORMA MUITO MAIS FÁCIL DE DEIXAR AS SUAS ROUPAS EM DIA COM O FERRO DE PASSAR.
– PARA AS MEIAS CALÇAS NÃO FICAREM AMARROTADAS E NEM QUEIMAREM AO USAR O FERRO, COLOCAR A MÃO POR DENTRO DA PERNA DA MEIA E DEPOIS PASSAR EM FERRO BRANDO.

IMPORTANTE:

– O TELEFONE DEVE SER USADO COM BOM SENSO, PARA RECADOS BREVES E NECESSÁRIOS. LIGAÇÕES PARA CELULARES E A COBRAR SERÃO DESCONTADAS.
– AO CONVERSAR COM PORTEIROS E EMPREGADOS DE OUTROS APARTAMENTOS NÃO FALAR SOBRE A ROTINA E AS PESSOAS DE CASA.
– NÃO PASSAR O NOME DE NENHUMA PESSOA DA FAMÍLIA POR TELEFONE. SE A PESSOA QUE LIGAR PERGUNTAR O NOME DA DONA DA CASA, FALAR QUE NÃO ESTÁ AUTORIZADA A DIZER. O MESMO VALE PARA QUALQUER PESSOA DA FAMÍLIA.
– USAR UNIFORME SEMPRE EM BOM ESTADO, LIMPO, E OS CABELOS PRESOS.
– MANTER AS PORTAS SEMPRE TRANCADAS, ESPECIALMENTE AO SAIR.
– NÃO MUDAR HÁBITOS, HORÁRIOS E ROTINAS DA CASA.
– LEMBRAR DE FECHAR SEMPRE A PORTA DOS ARMÁRIOS E APAGAR AS LUZES.
– CUMPRIR OS HORÁRIOS COMBINADOS.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

5 comentários

  1. sandra

    Obrigada pelas dicas, vou aplica-las já na minha ajudante. Adoro o blog de vcs. Parabéns

  2. Ana Martha

    Obrigada, uma mão na roda para mim.
    Adoro o blog!
    Beijos

  3. Ual! Super organizado!
    Adorei!
    Obrigada por postar tudo isso de interessante aqui! rs…
    Beijo

  4. Larissa

    Que otimoooo, adorei! Obrigada pela dica!!

  5. mariana negrão

    Adorei a lista… é bom a gente ler tb para valorizar o trabalho pq afinal das contas é mta coisa rsrsrsrsrs