categorias: home

Existe escola perfeita?

 

Nessa época de matrículas e rematrículas essa pergunta é feita por muitos pais. Na verdade a resposta é simples. Não, não existe escola perfeita, porém os motivos que me levam a responder assim essa pergunta são muitos.

A parte pedagógica, ou seja, o que a escola ensina de conteúdos, ler e escrever, fazer contas entre tantas outras coisas, é feita mais ou menos do mesmo jeito em todas as escolas e poderia inclusive ser feita em casa.

O que diferencia uma escola da outra na realidade, é o que está por trás do que é ensinado. Os valores, princípios de convivência, enfim todo o resto que permeia o ensino curricular.

Cada escola transmite aquilo que acredita e cada família deve escolher a escola baseado nisso.

Existe escola perfeita para determinado filho e determinada família. A escola perfeita para vocês é aquela em que se sintam em casa. Onde os valore e princípios transmitidos sejam os mesmos que são transmitidos em casa.

Não podemos escolher a escola dos nossos filhos pensando em localização, aspectos financeiros e tantos outros motivos. Tudo isso pode ser organizado de outras formas. É preciso escolher aquela escola em que vocês pais acreditem que é aquela que vai colaborar na formação do caráter, além da formação acadêmica.

Visitem escolas, conversem com outros pais, sintam e ouçam outras crianças. A escola perfeita para cada um existe sim. E se no caminho escolhas não tão boas sejam feitas, mudar é sempre válido. Crianças se adaptam muito mais facilmente as mudanças do que nós adultos, podem ter certeza disso.

 

olivia quartim- formaesOlivia Quartim
Pedagoga e psicopedagoga
M@e do Gabriel com 5 anos
oliviaquartim@hotmail.com

 
 

** Olivia, é pedagoga e psicopedagoga e atuou em salas de aula de educação infantil, fundamental I e educação especial por 13 anos. Hoje em dia se dedico a escrever textos diversos (principalmente sobre educação), dar aulas particulares e outros projetos na área da educação.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook