categorias: home

Como comprar uma câmera digital para fotografar as crianças?

O blog ganhou uma nova colunista, Aline de Lorenzo da ThinkPink! Fotografia Criativa, que vai nos ajudar a tirar todas as nossas dúvidas na hora de fotografar nossos pequenos.

A partir de hoje a thinkpink será parceira 4moms, o desconto você confere aqui na nossa lista de parceiros.

 

Nesse post, a Aline vai ensinar como comprar uma câmera digital.

 

Vamos às dicas.

 

Já ouvi essa pergunta muitas vezes, não apenas de amigos, mas da maior parte das grávidas que eu vou fotografar… Todo mundo quer estar pronto para a chegada de um novo bebê ou para registrar os melhores momentos das crianças com qualidade.

E eu dou o maior apoio! O tempo passa tão rápido, que não pode haver preguiça! Qto mais fotos, melhor e eu falo isso por experiência própria. Meus pais têm muitas fotos minhas e eu ADORO!!

São tantas marcas modelos e features que a decisão não é simples. Não vou entrar em aspectos técnicos, mas sugiro aqui alguns dos pontos que eu acho mais importantes na hora da compra:

 

 

 1. Resolução

 

Muitos megapixels não necessariamente significam melhor qualidade de imagem… Hoje as câmeras compactas têm entre 8 e 12 megapixels, o que é bem mais do que suficiente para fazer belas impressões até 20x25cm, álbuns, fotolivros e compartilhar fotos online.

 

2. Zoom

 

Zoom digital detona a qualidade da foto… Preste sempre atenção no zoom óptico. Para fotografar bebês e crianças eu acho que o zoom é importante, principalmente para conseguir carinhas e expressões bem espontâneas!!

 

3. Modos de Fotografia

 

Os modos automáticos ajudam a fazer fotos melhores em algumas situações específicas. O modo “retrato”e o modo “esportes” são ótimos!

Se você curte fotografia, está disposta a estudar um pouquinho ou pelo menos ler o manual, vale a pena comprar uma câmera com modo manual. Ela vai te proporcionar muito mais possibilidades!

 

4. Memória

 

Economizar no cartão de memória é um pecado!! Se você compra uma boa camerinha, aproveite ao máximo o que ela pode te oferecer! JAMAIS diminua a qualidade para caber mais fotos no seu cartão. Compre um cartão maior ou mais cartões!! Já ameacei tomar câmera de amiga minha por causa disso! rsrsrs…  4Gb pelo menos. Se ela fizer videos em HD, 8Gb.

 

5. Video

 

Cada vez mais as camerinhas compactas fazem videos em qualidade melhor. Acho super divertido, principalmente para filmar bebês! Adoro vídeos curtinhos, daquelas gracinhas que eles fazem e a gente se derrete! Vale a pena…

 

6. Tamanho

 

Na mesma linha dos megapixels, não é porque a câmera é grande que ela faz fotos melhores!

Você não precisa (e nem deve) comprar uma SLR se não curte fotografia o suficiente para se aprofundar um pouquinho no assunto. Se for para usar o modo automático, tem um monte de câmeras compactas, que vão fazer fotos de ótima qualidade e vão ser muito mais práticas para levar para todo lugar a toda hora. Não jogue dinheiro fora!!

 

7. Cool Features

 

Face detection, smile detection, blink detection e blablabla são features legais, que te ajudam a diminuir a probabilidade de tirar aquela foto linda, mas em que o bebê piscou ou em que o rosto da criança ficou fora de foco… Ajudam, mas não acho que são fundamentais.

Já o estabilizador de imagem, esse sim é importante! Ele ajuda a minimizar as fotos tremidas… Não preciso explicar por que ele é tão importante, né?

A cada ano, um monte de gadgets são acrescentados à lista de features como slideshows animados, transmissão wi-fi, efeitos especiais… Muitos são super bacanas, mas em geral não influenciam no resultado final, que é a qualidade da imagem… Pense nisso na hora de escolher. =)

 

8. Minhas Preferidas

 

Canon Powershot SX230 HS 

 

 

Canon SX230

 

Sony Cybershot HX9V

 

 

Sony HX9IV

 

FujiFilm Finepix X100

 

FujiFilm Finepix X100

 

Leica VLUX-30

 

 

Leica V-LUX 30

 

Essas camerinhas são as minhas preferidas neste momento. Apesar do tamanho parecido, são bem diferentes entre si…

 

Todas essas são pequenas têm zoom legal e uma qualidade absurda de imagem, além de outros features fantásticos! Nem vou entrar em grandes discussões técnicas, porque eu acho que não é o caso, né?… Se eu me empolgo, falo sem parar sobre o assunto, porque eu adoro!

 

Por fim, lembre-se de que as sessão de fotos deve ser sempre divertida e gostosa para que as fotos sejam lindas! O equipamento é menos de 20%… os outros 80% são responsabilidade do fotógrafo, que, além de incentivar os ‘modelos” para que as cenas aconteçam, deve ter um olhar especial!

 

Divirta-se!!!!

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

3 comentários

  1. Adriana Masili

    Ameiiiiii eses post!! Foi uma verdadeira aula!! Obrigada Aline de Lorenzo!
    Esse blog é showwww!
    Bjss

  2. camilla

    adorei as dicas!!!
    que tal cursos para as 4 moms? Poderíamos organizar grupos. Gostaria de aprender na minha própria máquina. Pensa no assunto! bjs

  3. Aline

    Meninas, se tiverem alguma dúvida podem me escrever que eu tento ajudar.
    Vamos, sim agitar um workshop, curso… mandem idéias que a gente tenta organizar. Vou adorar!!!
    bjs
    Aline