categorias: home

As novas vacinas – por Dr. Paulo Telles

 

 

Mais uma campanha de vacinação do governo e as mães ficam aflitas!

 

– Será que devo levar meu filho?

– Meu pediatra disse que as vacinas estão em dia, mas na propaganda todos os menores de 5 anos devem procurar o posto de saúde, pois bem, o que fazer?

 

Toda campanha do governo tem como objetivo principal atualizar a carteira de vacinas, assim crianças que estejam sem ou com atraso na imunização recebem as vacinas necessárias, por isso as campanhas são mto importantes.

 

Se seu filho está com as vacinas em dia aproveite seu final de semana para fazer outra coisa,   não há necessidade de  ir ao posto de saúde. No entanto se você tem alguma dúvida sobre a atualização na carteira de vacinas , fale com seu pediatra ou vá até o posto para verificar se as picadas estão em dia.

 

Com a mudança no calendário do governo as dúvidas são mais freqüentes, será que estão oferecendo alguma nova vacina?

 

 Não há nenhuma novidade  para quem fez as vacinas em clinicas particulares, a Pentavalente e a Salk (contra poliomielite) que são as novidades já eram feitas, com 2 e 6 meses na Hexavalente, que inclui a Penta e a Salk juntas e com 4 meses apenas a Pentavalente.

 

A principal diferença é que a no calendário novo do governo, com 2 meses e 4meses as crianças devem tomar a Pentavalente que  inclui Hepatite B, HiB, difteria, tetano e pertusis (coqueluxe) e mais uma injeção da Salk( poliomielite inativada) e nas clinicas particulares já existe a Hexavalente que inclui todas estas juntas.

 

Em resumo, se você tem certeza que as vacinas estão em dia não se preocupe e curta o sol do sábado, mas não esqueça do protetor solar!

 

BOM FIM DE SEMANA Mom’s!

 

Dr. Paulo Telles

Pediatra / Neonatologista

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook