categorias: home, Mãe da Semana

Andréa Werner Bonoli

 

” Meninas, hoje a Mom da semana é a Andréa Werner Bonoli, uma querida que faz parte do nosso grupo do face e é muito participativa!!!

Para quem não conhece, a Andréa tem um blog lindo, o Lagarta Vira Pupa, (vale a pena ler), que como ela mesma descreve é o diário de uma mãe e seu garotinho autista.

Andréa, você é uma pessoa iluminada e desejo do fundo do coração que você receba em dobro tudo que faz por muitas mães que passam pelos mesmos dilemas, dúvidas e dificuldades!

Esclarecer é o seu dom!!!

Obrigada por participar!

Beijocas, Rê”

 

 

Ai, vai…..

 

Olá, meninas!

Adoro tricotar com vocês no 4Moms e curti demais o convite da Rê para ser a mom da semana!

 

Ser mãe era o sonho da minha vida desde que eu era criancinha, lá em Minas Gerais!

 

Esse sonho se tornou realidade, quem diria, com um rapaz que conheci na balada…dá pra acreditar?

 

Nossa história foi super relâmpago: conheci o Leandro no Asia 70, em janeiro de 2006. Eu estava morando no Rio e tinha vindo a SP a trabalho. Em junho, voltei a morar em SP. Em agosto do mesmo ano, já estávamos morando juntos. Um ano depois, nos casamos. E, dois meses depois, eu estava grávida do Theo!

 

Sempre achei que seria mãe de menina. Leandro também achava que ia ser pai de uma garotinha. Foi um susto quando descobrimos que ele era menino! Tanto que nem foi difícil escolher o nome: era o único que nós 2 gostávamos!

 

Theo nasceu enorme, com 53cm e 4 kgs. Foi crescendo lindo, risonho, esperto e saudável. Até que, com um aninho, foi ficando diferente, mais introspectivo. Começou a perder habilidades (como bater palminhas e dar tchau, por exemplo). Também não olhava quando chamávamos e não seguia comandos. Achávamos que era somente uma personalidade forte. Nunca esperávamos que fosse autismo: algo sério e para a vida toda.

 

Não é à toa que ele é meu maior professor na vida. Theo me dá amor sem limites, beijos incontáveis. Ele tem me ensinado o valor das pequenas coisas. E também a ser menos ansiosa, a viver um dia de cada vez, a entender melhor a diversidade humana.

 

Bem-vindas à minha montanha russa!

 

Eu era: imatura, insegura, impulsiva e vivia com a cabeça nas nuvens

 

Depois da maternidade, eu sou: muito mais focada, mais feliz, mais altruísta e mais consciente

 

Como descobriu a gravidez: engravidei de forma planejada, apenas 2 meses após me casar. Após uns 5 dias de atraso na menstruação e bastante cólica, descobri que estava grávida com um exame de farmácia. Liguei para o Leandro (meu marido), que estava viajando a trabalho, e dei a grande notícia por telefone. Não aguentei esperar ele chegar. Esse foi o momento mais mágico da minha vida…até o Theo nascer!

 

Como foi receber o diagnóstico de autismo: Foi a experiência mais dolorosa da minha vida. É um luto: você perde aquele filho que idealizou a vida inteira e tem que lidar com essa criança nova, que você ainda não conhece. Passada essa fase, você vai à luta e acaba entendendo e descobrindo uma criança encantadora, amorosa, inteligente, que te dá muito orgulho e que você ama mais que a vida. E que te ensina mais sobre essa vida que qualquer outra pessoa que você já conheceu. O Theo me transformou duas vezes: quando nasceu e quando descobrimos que ele era autista. Sou uma pessoa melhor por causa dele.

 

Pretende ter outro filho: Não. Autismo tem um grande viés genético e há uma probabilidade grande de termos outro filho com essa característica. Preferimos focar todos nossos recursos no bem estar do Theo.

 

Trabalha: Fiz minha carreira em grandes multinacionais. Atualmente, trabalho como freelancer, em casa.

 

Em caso positivo, onde fica o filhote: Apesar de estar em casa, tenho uma babá que me ajuda desde que ele era bebê.

 

Por que optou por isso: Voltei a trabalhar quando o Theo tinha 1 aninho. Na época, coloquei ele na escolinha, mas ele ficou muito doente e logo veio o auge da gripe suína. Com medo, tiramos da escolinha e contratamos a babá. Deu tão certo que ela está conosco até hoje (Theo já vai fazer 5 anos).

 

Melhor distração: Internet SEMPRE e váááárias séries de tv (acompanho Dexter, Game of Thrones, Breaking Bad, Downton Abbey, Mad Men, Spartacus, American Horror Story, Revenge, The Walking Dead e American Idol)

 

Ícone: meus pais. Pessoas de caráter, amorosas, de coração extremamente puro, das quais me orgulho muito.

 

Ser feliz é: aprender a ver beleza nas coisas corriqueiras e simples da vida

 

O maior sonho: que meu filho aprenda a se comunicar e seja feliz e independente. E que a sociedade esteja mais preparada para lidar com a diferença.

 

Horas de sono por noite: 7, em média. Mas picadas. Porque o pequeno adora fugir pra nossa cama de madrugada!

 

Que horas curte o marido: Após as 20hs, quando o Theo já dormiu. Na sexta à noite, quando a babá fica com ele pra sairmos sozinhos. E nas viagens que fazemos a dois todos os anos desde que o Theo tinha 8 meses (ele fica com os avós).

 

Uma dica para as futuras mom´s: ter um filho (ou mais que um) é a decisão mais importante da sua vida. Não faça isso porque “é assim que tem que ser”, ou porque está sendo cobrada, ou ficando velha, ou porque quer que o primeiro filho tenha um irmãozinho. Tenha um filho se quiser, do fundo do seu coração, ser mãe. Assim, se vier uma criança especial, você estará preparada!

 

Uma receita infalível para os pequenos: na hora do tédio, o que salva é brincar de cabaninha com o filho embaixo do lençol da cama de casal.

 

Um programa inesquecível: Tailândia na lua de mel! Um paraíso!

 

A viagem perfeita com os pequenos: qualquer resort, já que eles amam piscina e passam o dia inteiro nela felizes.

 

Andrea X Andrea: sou um “work in progress”. Quando acho que já sei muita coisa, a vida me mostra que não sei nada. Atualmente, meu maior prazer está em ajudar as pessoas que me procuram no blog ou no Facebook. Só de saber que ajudei uma criancinha a ser diagnosticada mais cedo ou a ter um tratamento mais eficaz, durmo mais feliz todos os dias.  

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

20 comentários

  1. Daniela Dani

    PARABÉNS, GUERREIRA! BJSSSSSE FELICIDADESSSSSSSSS

  2. Fabiola

    Lagrima nos olhos, e muito emocionada de ver a força e o amor que nós mulheres temos quando precisamos.
    Parabens !!! Linda estoria de vida !
    Bjs

  3. Marcela Lourenço Lacerda

    Desde de que entrei no grupo eu percebi que haviam mães que não estavam lá a tôa, acho que são anjos enviados por Deus para orientar as simples mom’s como eu e tantas outras a serem mães melhores. Você Andréa é um desses anjos!
    Obrigada por compartilhar conosco sua vida e por nos ensinar o verdadeiro amor de mãe!

    Theo tem sorte, Deus escolheu direitinho uma mamãe para ele!

  4. Priscila Harari Goldstajn

    Andrea, parabéns pela linda história, pela força, por ser essa pessoa guerreira e pelo lindo filho!! Não é à toa que o Theo é seu filho… vc é muito especial!!
    bjs!!

  5. Marcelle

    Eu conheci a André e o Théo através de um grupo de amigas de Bh ! Adoro encontrar conterrâneas na terra da garoa… Ai soube da história e da luta dela … Li o primeiro post do blog dela, conheci o Théo, menino lindo, de um olhar arrebatador… E ela sabe, eu sempre disse: aprendi a ser uma mãe melhor com ela!eu filho não tem autismo e por que aprendi com ela? Aprendi a querer sempre o melhor pra ele, a comemorar cada conquista e valorizar isso ( isso ela faz todos os dias e a gente, muitas vezes, deixa passar, por fazer parte de um desenvolvimento “normal”), aprendi a não julgar qualquer comportamento de uma criança, aprendi a respeitar o ritmo do meu filho, aprendi a olhar mos olhos dele (muitas vezes ela conversou com o Théo através do olhar ).. Nossa, aprendi demais ! E a admiro muito ! Porque só ela sabe o quão difícil é essa luta e ela luta com o coração, que faz tudo parecer mais leve.. E tenho certeza que o Théo é doce como é pela maneira com que ela lida com tudo isso… Amiga, continue assim.. Já te disse que o Théo ainda será o tagarela e vc vai pedir pra parar de falar ! Bjos nossos

  6. Adriana M. Baptista

    Sou sua admiradora!! E acho lutadora,amorosa e sensivel. Parabens por tudo!! Adorei!!

  7. Déborah

    Deaaaaaaa, vc é mesmo uma pessoa iluminada! E que conheci pessoalmente ontem, vejam só! E ainda dei um beijão no Theo, nem dei a ele a chance de fugir de mim! hahahaha
    Obrigada, obrigada e obrigada. Sempre.

  8. Raquel Crisóstomo

    Sou super fã!

  9. Daniella Carlos Meira

    Parabens para essa família linda! Dias difíceis e dias felizes,essa é a nossa definição,mas nunca sem esperança,essa sim nos move e nos une cada dia mais! Bjs Dea e família! E parabens pela iniciativa da homenagem e entrevista!

  10. Deary Werner Cesar Silva

    Fiquei muito feliz por vc ser escolhida como “mom da semana”. Fiquei emocionada com o que escreveu porque nós,seu pai e eu,sabemos o quanto vc é mãe dedicada,carinhosa e faz tudo pelo bem do Theo. Outra coisa que admiramos em vc é sua capacidade de enfrentar os problemas,mesmo que esteja triste ou abatida,chorar embaixo do chuveiro e sair de lá com disposição pra enfrentar o mundo,é uma característica admirável. E o tanto que vc tem ajudado outras mães nos deixa super orgulhosos:que filha maravilhosa nós temos. Que Deus continue a abençoá-la.Bjos.

  11. Paty

    Eu acompanho o blog Lagarta… Sou fã! E o Theo é lindo! Parabéns. Beijos

  12. Caroline Werner

    Déa, vocês formam uma família muito bonita! Parabéns pelo seu trabalho! Que Deus continue te inspirando cada vez mais!

  13. Renata F. Cantáfio

    Chorei! Chorei e ainda estou chorando escrevendo esse comentário!
    Não sei, mas me tocou muito a maneira como você encara tudo isso e como descreve tudo com tanta simplicidade!
    Você é uma pessoa iluminada sem sombras de dúvidas! Deve ter muuuuuita coisa para nos ensinar e eu devo ter muita coisa a aprender com você!
    Você descreveu exatamente o que esperamos ao esperarmos um bebê e todas as expectativas que cultivamos nos 9 meses e depois deles nascerem!
    Parabéns pelo blog que eu não conhecia e que vou passar a conhecer!
    Um beijo grande e obrigada por sem querer, mostrar à todas nós que a vida é linda e que o amor de mãe é incondicionalmente mágico!
    Tem tanta gente que reclama de tantas coisas bobas aos olhos alheios e de repente você se depara com uma situação inesperada e tira de tudo isso uma linda lição de vida!
    Enfim, resumidamente, AMEI!

  14. Raquel Sampietro

    Ele “ser o seu maior professor da vida” foi de matar a mamãe aqui de chorar. Agora te admiro ainda mais, por conhecer um pouco mais da sua historia de vida! Que Deus abençoe sua familia, cada dia mais e parabéns pelo Theo lindo !!!!!

  15. Natalia Rinaldi

    Meu benchmark, minha inspiração , a mãe que nos representa, que nos ensina, que nos acolhe com as palavras mais sábias e certeiras sempre. Quem sem saber me fez respirar quando eu sentia que não tinha mais ar. Vc é demais, Andrea. Obrigada por tudo. Theozão tem muita sorte.

  16. Tatiana Panno Lombardi

    Andrea, já disse várias vezes nos seus posts do grupo que sou sua mega fã, mesmo sem te conhecer! Te admiro pela garra, coragem e dedicação que você cuida do seu filho e sempre tão disposta a ajudar que passa pela mesma situação, além de tentar através do seu blog fazer um mundo mais feliz para as pessoas com alguma restrição. Parabéns!!! Você deve ser muito especial, pois acredito que só pessoas especiais são escolhidas a dedo por Deus para estas missões!

  17. Verônica Leopoldina

    Parabéns pela vida, pelo filho, pela história!!!! E, obrigada por compartilhar sua experiência 😉

  18. Eli Bonhsack

    Emocionada e feliz!!! Meu filho de 06 anos também é autista, estou perdida e sem rumo, o que fazer, aonde levar, várias são as perguntas sem resposta :-(
    Preciso tanto de ajuda!!!

  19. Renata respondeu Eli Bonhsack

    Eli, procura o blog da Andrea : http://www.lagartavirapupa.com.br

  20. Mauricio Bonoli

    E aí será que tenho uma prima e não sabia, rs