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A importância da alimentação da mamãe no período da amamentação

Mom´s, mais uma colunista para nosso Blog, Nutricionista Dra Juliana Pedersoli, estreiando também como nova parceira 4 mom´s.

 

Todas nós já sabemos da importância da amamentação para o bebê. Mas e para a mulher? Além de ser um período prazeroso para a mãe e o bebê, o que mais podemos esperar nessa fase?

Os benefícios para a mulher que amamenta incluem retorno ao peso pré-gestacional mais rapidamente e o menor sangramento uterino pós-parto e, consequentemente, menor chance de anemia.

As necessidades nutricionais durante a lactação são maiores do que na gestação, e durante o período de amamentação, a mamãe tem suas necessidades energéticas aumentadas em cerca de 500 Kcal/dia para os primeiros 6 meses de lactação e de 400 kcal/dia nos meses subseqüentes.

Durante a lactação, indica-se que o consumo deve ser no mínimo de 1800 Kcal/dia, e nem sempre a mulher consome a quantidade necessária de calorias para produzir o leite materno, assim como o consumo adequado de água/dia. Se estiver amamentando, o organismo irá retirar a reserva acumulada durante a gestação e da alimentação atual da mulher para fabricar o leite materno.

São vários os fatores associados com a variação da perda de peso no pós-parto, como os hábitos alimentares, ganho de peso gestacional, estado nutricional pré-gestacional, atividade física, tempo de lactação, idade materna. Se a mulher pára de amamentar precocemente (menos de 3 meses), conserva as calorias que seriam usadas para fabricar leite materno e conserva o peso ganho na gestação, demorando mais tempo para voltar ao peso pré-gestacional.

Muitas mulheres, ao darem à luz, sentem-se pressionadas a eliminarem os quilos ganhos durante a gestação imediatamente após o parto.

Mas precisamos entender que nessa fase devemos buscar melhorar a qualidade da alimentação e não cair em dietas radicais com elevada restrição calórica. Buscar retornar a atividade física, fazer massagens e tratamentos estéticos, além é claro controlar a alimentação, são os primeiros passos!

Com acompanhamento nutricional adequado, a mamãe poderá seguir um plano alimentar saudável e benéfico para este momento da sua vida, que proporcionará eliminação gradativa do peso adquirido na gestação sem prejudicar a quantidade e qualidade nutricional do leite produzido, além de ajudá-la a retornar ao seu corpo de antes e recuperar a auto-estima novamente.

 

Dra. Juliana Pedersoli
Nextel (11)7760-6376
e-mail: julipedersoli@hotmail.com

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2 comentários

  1. Doris

    Dicas e conselhos são sempre bem vindos !!! Seja muito bem vinda !!!

  2. mariana negrão

    Eu conheço a Juliana há mais de 5 anos… sei que é uma profissional dedicada a suas clientes e extremamente competente!Indico a todas! è um exemplo!