categorias: Decoração

Organização e limpeza da geladeira e freezer

organização-formaes

Olá M@es! Hoje vamos falar de um assunto importante na rotina e economia doméstica: a manutenção correta da geladeira e do freezer. Vejo que muitas das minhas clientes tem dúvidas em relação a esse assunto, portanto vou compartilhar com vocês também algumas dicas úteis para o correto gerenciamento dos alimentos da casa.

GELADEIRA

O primeiro passo para uma geladeira eficiente é a limpeza e descarte dos produtos impróprios para consumo:

  • para limpeza do interior, use apenas bicarbonato de sódio diluído em água (3col. sopa / litro de água). O bicarbonato tem ação abrasiva, absorve odores e elimina restos de alimentos, sem deixar resíduos. As prateleiras e gavetas podem ser lavadas em água corrente com sabão neutro.
  • descarte TODOS os alimentos vencidos e/ou mofados / embolorados. Um único alimento com bolor pode contaminar vários outros, ou todos!
  • o ideal é que a limpeza e o descarte da geladeira seja feito semanalmente, porém é aceitável que se faça quinzenalmente. Evite ultrapassar esse período, lembre-se que a geladeira armazena alimentos perecíveis e o risco de contaminação dos mesmos é grande. Qualquer produto derramado no interior da geladeira (sucos, molhos, doces, …) deve ser limpo assim que percebido, pelos mesmos motivos já citados.

Cumprida a primeira etapa, é hora de organizar! A importância de uma geladeira bem organizada é principalmente econômica: sabendo onde está e qual a quantidade de cada alimento em seu interior, você mantém a porta aberta por menos tempo (economia de energia) e evita fazer compras desnecessárias no supermercado.

Procure estipular “lugares fixos” para os diversos grupos de alimentos: dessa forma, você cria um hábito e já sabe exatamente onde procurar o que desejar;

A seguir, uma sugestão de como dispor os alimentos na geladeira (lembrando que não existe regra fixa de organização; o melhor método é o que funciona pra você!):

  • Prateleira superior: matinais(frios, geléias, manteiga / margarina), requeijão, iogurtes, ovos…
  • Prateleira intermediária: sobremesas, guloseimas em geral
  • Prateleira inferior: sobras de alimentos, saladas, frutas…
  • Gaveta superior: carnes cruas (ou em descongelamento)
  • Gavetas inferiores: legumes e verduras
  • Porta: por ser o local menos refrigerado da geladeira, utilize para temperos, molhos, garrafas de água, bebidas em geral

IMPORTANTE:

  • guarde sempre os alimentos em recipientes fechados para evitar mau cheiro e contaminação dos alimentos; e JAMAIS guarde os alimentos na lata. Recipientes de vidro são mais higiênicos e conservam melhor os alimentos do que os de plástico.
  • se tiver produtos em quantidade na geladeira, procure guardar sempre o mais novo atrás do que está aberto ou que tem data de vencimento anterior, para evitar abrir 2 ou mais ao mesmo tempo, ou desperdiçá-los ao consumir primeiro o mais novo.
  • não sobrecarregue a geladeira com excesso de produtos: o ar frio precisa de espaço para circular e cumprir sua função com eficiência.

A elaboração de um cardápio semanal é uma grande aliada da praticidade do refrigerador: planejando com antecedência o que será comprado, você evita desperdícios e a sobrecarga do aparelho (em breve, várias dicas sobre como elaborar esses cardápios!)

FREEZER
  • Assim como a geladeira, o freezer deve ser limpo somente com bicarbonato de sódio;
  • Os alimentos congelados são mais duráveis, mas não eternos: elimine tudo que estiver congelado há mais de um ano, carnes envoltas por grossa camada de gelo, e qualquer coisa que não possa identificar;
  • Etiquetas impedem que você perca o controle sobre o conteúdo do seu freezer; não economize: use-as para marcar o que contém, quantas porções, e data de congelamento.
  • Aqui, também vale a regra do “mais antigo na frente”.
  • Normalmente, os freezers têm espaço mais reduzido que as geladeiras, portanto, evite usar recipientes maiores que a quantidade de alimento a ser armazenado. As embalagens quadradas e retangulares ocupam o espaço de forma mais proveitosa que as redondas.
  • As formas de gelo devem sempre ficar por cima dos alimentos, para evitar contaminação.
  • O freezer, ao contrário da geladeira, opera melhor quando está lotado, portanto, use e abuse!

M@es, espero que gostem das dicas, e que sejam úteis para vocês. Muito obrigada a todas que seguem meus posts. Um grande beijo!

colaboradores-formaes Luciana Collin, 35 anos, Personal Organizer  
 Graduada e Pós Graduada em Fisioterapia,  
 Graduada e Mestre em Moda, Arte e Cultura 
 Mãe do Thiago, 4 anos.                      
 www.organizecomestilo.com
 Instagram: @organizecomestilo
 Facebook: Organize com Estilo

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook