categorias: Decoração

DIY – Pintando cerâmica – Por Gisele Lloret

Olá Meninas!

Meu nome é Gisele Lloret. Tenho 38 anos, sou casada e mãe de duas princesinhas lindas.Sou publicitária e há 17 anos trabalho em uma multinacional americana. AMO fazer artesanato e atividades que me ajudem trabalhar a criatividade e principalmente desestressar.

Tem gente que corre para desestressar. Eu pico papel, pinto, colo….Uma pena que isso não me ajude a ficar com o corpinho em forma! rs

Sempre que posso estou pesquisando, buscando inspiração. Se tenho uma idéia, vou logo procurar se alguém já conseguiu fazer e tento aprender. Se não acho nada, me arrisco. As vezes dá certo, as vezes não.

Consigo fazer algumas coisinhas interessantes nas horas vagas. Bom, trabalhando, com 2 crianças (sendo uma delas bebê), dando atenção para o maridão, para a casa… tempo livre quase sempre significa de noite/madrugada…

Vou adorar compartilhar aqui com vocês algumas idéias bem legais e fáceis de fazer!!! Técnicas e idéias que já existem, as vezes repaginadas e algumas coisas minhas.

Bom, no geral, o que vou tentar postar aqui são coisas simples de executar, sem exagero de materiais e que qualquer mortal possa fazer.

Também vou trazer coisas que consegui realizar junto com a minha filha mais velha (que vai fazer 4 anos), afinal, poucas coisas no mundo podem ser tão prazerosas quanto fazer uma atividade que você gosta, junto com uma das pessoas que você mais ama no mundo!

Então, vamos lá, para a primeira “atividade”, como diria a minha filhinha.

Sabe aquele dia chuvoso, que você não quer que a criançada fique babando da frente da televisão o tempo todo, mas também está meio sem idéia do que fazer?

O que vou mostrar para vocês agora é uma ótima opção de atividade!

O que você vai precisar?

formaes

– 1 Caneca de porcelana branca.

Aquelas bem sem graça que sempre acompanham cestas de café da manhã? Serve muito! A minha ainda estava com uma lasca na alça. Mais para frente vocês vão ver a solução que eu achei para esse probleminha.

– 1 Caneta(s) Creative Marker Compactor.

Existem algumas cores dessas canetinhas INCRÍVEIS. Cada uma custa um pouco mais de 12 reais. Se vc pensar que vai poder reutilizá-las várias vezes, vai ver que dependendo da sua idéia, o custo vai valer a pena. E não pense que são necessárias várias cores para fazer coisas legais…já vi muitas idéias legais de desenhos monocromáticos.

A tinta não tem cheiro. Se errar é só passar um paninho úmido e começar a desenhar de novo…mas o melhor mesmo eu falo mais para frente…

A primeira coisa a fazer é lavar a caneca e passar um pano com alcóol, principalmente na área que será desenhada.

Agora pegue uma caneta. Quando você tirar a tampa da canetinha, você vai imaginar que se deu mal e pegou bem a canetinha mais seca do expositor. Mas não é assim. A tinta só é liberada após a caneta ser agitada e a ponta pressionada contra uma superfície.

Então, na primeira vez que for usá-la, agite sua caneta algumas vezes e depois pressione a ponta (ainda branca) contra um papel, uma vez.
Logo após, chacoalhe a caneta mais algumas vezes…

formaes

formaes

Tcha nan!!! A tinta aparece.

Inspire-se, pesquise idéias legais e desenhe!

Não acha que seu desenho vai ficar bom? Use um estencil! Não sabe usar o estencil? Use um carbono para transferir um desenho de sua preferência para a porcelana. Depois é só limpar o que “sobrar” do desenho em carbono com um cotonete com álcool.

Não tem carbono? Pegue o desenho que você quer fazer, passe o lápis atrás, cobrindo todo o contorno do desenho. Depois coloque o desenho com a parte pintada de lápis virada para a porcelana. Agora é só contornar o desenho. Quando vc tirar o papel, o desenho terá sido “transferido” para a porcelana. Pode ser uma boa idéia usar fita adesiva para fixar o papel na porcelana antes de desenhar o contorno. Técnica antiga, mas que as vezes a gente esquece.

Se estiver fazendo a arte com seu filho, não se esqueça de segurar a peça de porcelana para ajudá-lo como apoio enquanto ele desenha, afinal, não queremos acidentes, não é? Ah, não deixe de colocar o nominho dele e o dia que vocês fizeram essa atividade embaixo da caneca!

formaes

OOOpps! Errou? Paninho úmido ou um cotonete molhadinho se o erro for pequeno…E vamos em frente!

Agora vem a coisa mais legal dessa caneta! Fazendo o passo a seguir, seu desenho não vai sair quando lavar a caneca!!!!

Eu achei que era lorota…mas…

Coloque as peças em uma assadeira e leve ao forno 160º por 90 minutos. Para sermos mais econômicas, o ideal é colocar o máximo de peças no forno ao mesmo tempo.

formaes

Depois é esperar esfriar…

Confesso que eu DUVIDEI que esse negócio não sairia na água.

Assim que esfriou, fiz o teste e ….não saiu! NÃO SAIU MESMO! Claro que eu não taquei a esponja de aço na caneca, mas, não faria isso normalmente, então….ficou intacta!

 formaes

***É importante que a caneca seja de porcelana mesmo. O fabricante não garante a fixação em peças que imitem porcelana, vitrificados em geral, louças, cerâmica etc.

Ah sim! A minha caneca estava com a alça lascada, mas como eu decidi que não vou tomar meu café com leite nela, mas ela viraria um simpático vasinho de flor, estratégicamente usei a minha pistola de cola quente para enrolar um cordão em volta da alça.

formaesformaes

Aliás, AMO COLA QUENTE! Sempre queimo meus dedos, xingo, fico com a casa toda parecendo que está com teia de aranha, por causa dos fios da cola, mas no final, meus problemas são sempre resolvidos. Se você não tem uma pistola de cola quente, sério, acho que vale super a pena investir. Vocês vão ver em outros posts que não é balela, eu uso mesmo MUITO cola quente.

E assim ficou o resultado final:

 formaesformaesformaes

Fácil, né?

O legal é que isso pode virar uma opção fofa de lembrança especial e única para uma pessoa querida.  As que minha filha fez serão para a minha mãe, que anda dodói e sensível ultimamente.

Imagine fazer isso para o dia dos professores? O desenho do seu pequeno, com um pacotinho de biscoitinhos dentro, bem embaladinho…

Em um encontro com algumas crianças, festinha de aniversário de pequeno porte em casa, pode ser uma boa atividade e as crianças ainda podem sair com uma lembrancinha especial! J

Enfim, agora é só deixar a imaginação voar!

Espero que vocês tenham curtido.

PS: Prometo que vou melhorar a qualidade das fotos! Ou então vou fazer vídeos, que são mais rápidos de fazer.

Bjos

Gi

formaes

 Gisele Lloret,
 Publicitária, trabalha na IBM 
 Mãe de 2.