categorias: Decoração, Receitas

Brigadeiro e suas diferentes versões

Ahhh o brigadeiro…. como não gostar???

Desde a infância a bolinha marrom com granulados é sucesso garantido e SEMPRE presente nas comemorações da maioria dos brasileiros.

Brigadeiro é um doce típico da nossa culinária.

Os ingredientes para a receita tradicional são: leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. É possível fazer no fogão ou mesmo no forno de micro-ondas.

**A origem do nome brigadeiro é desconhecida. Uma história popularizada a partir dos anos 19802 afirma que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, liberal, de físico avantajado e boa aparência. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas. A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam “negrinhos” que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o “docinho do Brigadeiro”. Com o tempo o nome de “brigadeiro” teria sido dado ao doce (mais tarde feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra. ** fonte: wikipedia

Hoje a versão já ganhou outras receitas, adequando o sabor e textura dos paladares mais simples aos mais exigentes.

Vamos mostrar algumas formas de servir e a receita especial de brigadeiros gourmet

Isso sem falar nas diferentes combinações e possibilidades de sabores, isso fica para um próximo post.

 

Brigadeiro de colher com granulados - Pinterest

Brigadeiro de colher com granulados – Pinterest

Brigadeiros de colher - pinterest

Brigadeiros de colher – pinterest

Brigadeiros de colher com raspas de chocolate

Brigadeiros de colher com raspas de chocolate

Cones de brigadeiros variados - Pinterest

Cones de brigadeiros variados – Pinterest

Espetinho de brigadeiros - Pinterest

Espetinho de brigadeiros – Pinterest

Taças de brigadeiro - Pinterest

Taças de brigadeiro – Pinterest

Versão Pump de brigadeiro - Pinterest

Versão Pump de brigadeiro – Pinterest

brigadeiros-e-suas-variações-8

brigadeiros no tacho da Bake the Cake

 

Receita Brigadeiro Gourmet Maria Brigadeiro

(fonte: http://entretenimento.band.uol.com.br/diadia/receita.asp?n=O-fant%C3%A1stico-mundo-gourmet-da-Maria-Brigadeiro&r=19494 )

Ingredientes

1 lata de leite condensado

3 gemas de ovo caipira

1 colher (sopa) de manteiga extra

3 colheres (sopa ) de chocolate em pó

Raspas de um bom chocolate para confeitar

Modo de preparo:

Coloque água para ferver em um panela e cozinhe ali uma lata (fechada) de leite condensado por 30 minutos. Espere esfriar um pouco (o conteúdo fica quentíssimo), abra a lata e despeje seu conteúdo em outra panela, com as gemas, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem, leve ao fogo e mexa sem parar até formar uma bola (sim, minha avó escreveu “bola”). Quando estiver frio, faça bolinhas com essa massa, passando-as, em seguida, em raspas de chocolate.


E ai??

Escolheu qual o tipo de brigadeiro que vai degustar primeiro???

Ahhh e Jamie Oliver que me desculpe mas…. #sabenadainocente

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook