categorias: Decoração

6 passos para organizar sua festa – Toque de Formiga

Todo e qualquer evento precisa ser planejado e organizado com uma certa antecedência, para fugir de qualquer dor de cabeça. Seja ele apenas um jantar ou uma super festa. A dica é sempre SE ORGANIZAR.

Daremos aqui 6 passos básicos para que sua organização e planejamento funcione e para que você possa usufruir tranquilamente da sua comemoração.

 

1 - Orçamento

Você precisa ter um valor determinado a gastar. Claro que ele pode variar para mais ou para menos, dependendo dos serviços que vocês querem ter no dia do evento.

Mas, sem um budget pré determinado, a coisa toda pode tomar uma proporção assustadora, e se tornar um problemão no final das contas. E essa não é a idéia.

Seja maleável na sua previsão. Seja realista. Não queira um serviço sensacional e espere um valor baixo. Com certeza, algo sairá errado.

Procure profissionais sérios. Procure indicações. Procure profissionais que tenham o valor justo para o que ofereçam. Lembre-se: milagres não existem!

 2 - Convidados

A lista de convidados deve ser elaborada sempre em conjunto: mamãe e papai (salvo os divorciados que aí terão que achar a melhor maneira de juntar as famílias).

Sempre se deve levar em conta quem participa ou participou muito da vida da criança. E claro, da vida do casal e família em geral.

Mais pra frente farei um #toquedaformiga exclusivo sobre esse assunto.
Por aqui deixo a dica que, a quantidade de convidados deve ser sempre compatível com o seu orçamento pré determinado.

3 - Local 

Sendo em casa, salão de festas ou buffet, o local deve ser determinado pelo que você quer oferecer somado ao seu orçamento para o evento.

No tira teima, acabamos gastando o mesmo sendo em casa/ salão de festas  (com serviço, móveis, buffet, recreação, atividades, decoração e lembrancinhas) e em buffet (com tudo isso já incluso).
Vale lembrar, que todos os serviços a serem contratados, ou inclusos, devem ser degustados e vistos para poupar qualquer dor de cabeça no dia do evento.

O local deve ter a capacidade correta para a quantidade de convidados, caso contrario, poderá ficar muito apertado ou muito vazio, o que não é legal.
Além de ser bem iluminado e bem arejado.

Caso você escolha um lugar ao ar livre, assegure que naquela semana não há previsão de chuvas (claro que isso é impossível garantir), mas tente sempre ter um plano B em caso de contratempos (empresas já ‘startadas’ para socorrerem com toldos e tendas).

 

 4 - Data e Hora

De novo, esse item começa a partir do seu orçamento. Dependendo de quanto você pode gastar o serviço de comida será diferente (pode ser almoço, lanche apenas ou jantar).
Além disso, assegure que na hora escolhida, o seu bebê não tire a sonequinha da rotina dele.

Quanto menos você mexer na rotina dele, mais saudável será para ele, para você e para o papai. E, consequentemente, para o evento inteiro.

Tente sempre comemorar próxima a data do aniversário. Um pouco antes e um pouco depois, tudo bem. Nem sempre onde queremos tem a data exata que queremos. Não se preocupe!

 

 5 - Confirmação

É muito importante você pedir, de alguma maneira, a confirmação da presença.

Pode ser por evento no facebook, ou via telefone ou via email. Mas não deixe de fazer.

Assim, você se prepara para que faltem alguns convidados ou para não ter problema com super lotação do evento.

Normalmente calculamos uma perda aproximada de 10% da quantidade que você tem na lista inicial. Serve como base para cálculo, mas só a confirmação pode assegurar que seu evento seja estimado e realizado para a quantidade correta de convidados.

 

6 - Aproveite

Por último, mas não menos importante: APROVEITE!

Aproveite cada convidado, cada comidinha, cada bebida, cada sorriso e cada conversa.

Esse é um momento especial para você e sua família. Esteja feliz! Aproveita intensamente. Isso reflete no sucesso do seu evento, na sua maneira de receber, no seu filho e nas suas fotos.

 

 

Depois de todas essas dicas, impossível não ser um sucesso!

Esse é o #toquedaformiga dessa semana! Espero que tenham gostado! Compartilhem!!

 

 colaboradores-toque-de-formigaSabrina Alves Martinho Espinós
 Formada em Arquitetura e Urbanismo, 
 mas escolheu seguir o coração festeiro, 
 criou e se dedica exclusivamente ao Atelier Maria Formiga. 
 Mãe do Matheus, Rodrigo e Maria Luisa.
 www.mariaformiga.com.br
 Face: www.facebook.com/Atelier.Maria.Formiga
 Instagram: @maria_formiga

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

2 comentários

  1. Aline de M. Bueno Menegatti

    Adorei as dicas!!!
    Já pedi minha inclusão no grupo do face
    Todas as minhas amigas fazem parte e já tentaram me incluir
    Inclusive enviaram msgs para as moderadoras do grupo
    Fico no aguardo bjinhos

  2. Renata respondeu Aline de M. Bueno Menegatti

    Aline me manda um email no renata@formaes.com.br com o link do seu perfil do face.